quarta-feira, 25 de novembro de 2009
Auriculoterapia
É um tratamento de acupuntura na orelha, uma prática pouco conhecida, mas que já vem sendo desenvolvida desde as antigas civilizações orientais. Sempre buscando soluções para nossas angústias e desconsolo, a medicina apresenta novas descobertas. Uma delas é a medicina alternativa, que para muitos pode parecer uma bobagem, mas não é bem assim.
Este tratamento terapêutico consiste na estimulação dos pontos cutâneos específicos da orelha, promovendo assim uma estabilidade interna do organismo. A Auriculoterapia é utilizada no tratamento do tabagismo, obesidade, enxaqueca, dores em geral, depressão, ansiedade, coluna e síndrome do pânico, dentre outras. Este tipo de medicina vem atraindo cada vez mais pessoas, que buscam tratamentos alternativos, sem muita dor e sem remédios químicos. Auriculoterapia utiliza apenas medicamentos homeopáticos, em especial feitos a base de flores, os chamados florais, que não possuem contra indicações.
A Auriculoterapia é desenvolvida para dar uma maior harmonia ao corpo, melhorando o equilíbrio do organismo. Mas deve-se lembrar que não cura todos os tipos de doenças. Não podemos falar em Aurículoterapia sem conhecer um pouco de acumpuntura. :
Acupuntura é um método de tratamento que equilibra o Qi, que é a Energia ou Força Vital. Pontos de Acupuntura,são pontos focais de Qi localizados em canais de energia ou pathways.Quando os fluxos de energia correm livremente por estes pathways a saúde é mantida. Quando este fluxo de energia é deficiente, excessivo ou bloqueado, saúde é rompida, o que resulta em enfermidade ou dor.Colocando-se micro-agulhas em pontos específicos de Acupuntura, o Qi do corpo pode ser restabelecido, colocado em equilíbrio e o fluxo de energia devolvido ao normal.Acupuntura pode ser usada para tratar problemas agudos ou crônicos e também como tratamento preventivo.A acupuntura trabalha com o corpo e aumenta a vitalidade global e Energia. A acupuntura é uma técnica de tratamento que consiste no estímulo de pontos determinados da superfície da pele. Neste processo são utilizados micro-agulhas descartáveis. São também utilizadas, as ventosas (ventosoterapia), como também môxa (moxabustão), as quais são preparadas à partir da erva Artemísia e também pressão (DO-IN), Ultra-som, estimulação cutânea, raio luminoso, eletricidade, campo de energia.
Pela medicina chinesa, seria devido ao restabelecimento dos canais de energia do corpo (meridianos), levando a um equilíbrio e harmonia do corpo. Pela medicina ocidental, sabe-se que o estímulo dos pontos leva à produção de substâncias que teriam ação sobre receptores do sistema nervoso (eurotransmissores e neuromediadores), e que o resultado final seria a normalização das funções alteradas. A acupuntura tem também ação anti-inflamatória por estimular a produção de corticóides pela glândula supra-renal. A acupuntura é mais que um analgésico, combatendo a dor através da resolução do processo inflamatório que a causa.Há similariedades entre os efeitos da acupuntura e os obtidos pela serotonina, que é um neuromediador produzido pelo nosso cérebro.
segunda-feira, 23 de novembro de 2009
Cremes anticelulite têm resultados modestos em testes
Cremes anticelulite não fazem milagre, é claro. Mas podem, sim, melhorar o aspecto e a textura da pele alterada por esses detestados depósitos de gordura no tecido subcutâneo.
A Pro Teste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor) comparou a eficácia dos cremes das marcas Avon, L'Oréal, Natura, Nivea, O Boticário e Vichy. Segundo a pesquisa, o produto com melhor desempenho foi o Vichy Liposyne, que já saiu de linha, mas ainda é encontrado em farmácias.
Beleza
De acordo com o teste, 65% das voluntárias que usaram o creme da Vichy por 60 dias tiveram redução média de 16% da celulite, contra menos de 10% de redução observada com o creme da Natura, que teve o segundo melhor desempenho.
Segundo a química Marina Jakubowski, 29, pesquisadora da Pro Teste responsável pela avaliação, o motivo para o bom resultado do
Redução de medidas - Um efeito colateral benéfico dos cremes foi a redução de medidas. O Renew Clinical Tri-Laser Corretor, da Avon, eliminou dois centímetros no diâmetro das coxas das mulheres. A média de redução de medida alcançada com os seis produtos foi de um centímetro.
A Pro Teste fez uma ressalva em relação aos textos estampados nas embalagens de todos os produtos avaliados. Esses textos, em geral, citam pesquisas que teriam comprovado a eficácia do cosmético. Mas, segundo a associação, os testes feitos pelas empresas se baseiam em questionários respondidos por voluntárias, o que a Pro Teste considera "subjetivo".
Na pesquisa da Pro Teste foram usados aparelhos para medir a celulite nas mulheres.
A entidade também submeteu as voluntárias a questionários, para provar que as respostas não correspondem aos resultados numéricos. Todos os cremes foram avaliados de maneira muito parecida nos questionários, embora os resultados de cada marca tenham sido muito diferentes nas medições realizadas por aparelhos.
As empresas foram procuradas pela reportagem, e afirmaram que fazem testes científicos com os seus produtos.
Para a química responsável pelo teste, a aplicação de cremes anticelulite pode funcionar como um "tratamento de choque" para melhorar o aspecto da pele, mas o mais importante é manter a alimentação balanceada e usar hidratantes, massageando a pele e estimulando a circulação
Fonte :Folha de São Paulo
quinta-feira, 19 de novembro de 2009
Drenagem Linfática em Gestantes
A importância da drenagem linfática durante a gestação
A gestação é um período em que a mulher passa por grandes transformações físicas e emocionais. Conviver bem com essas mudanças é imprescindível para a saúde da mãe e do bebê. Durante a gestação as alterações hormonais essenciais à gestação promovem a reabsorção de sódio, causando a retenção hídrica. A gestante tem um aumento de 30% a 50% do volume sanguíneo, podendo reter até 8 litros de água acima do normal. Este acúmulo de líquido é responsável pelo desconforto, inchaço e sensação de peso nos pés e pernas.
A drenagem linfática manual é o tratamento mais indicado para as gestantes. É uma massagem suave e lenta que estimula o sistema linfático. Ativa a circulação sanguínea, ajuda a diminuir a retenção de líquido e os inchaços, promovendo hidratação da pele, melhora do sistema imunológico e eliminação de toxinas pela urina. Além destes benefícios, a drenagem linfática proporciona sensação de bem-estar por promover relaxamento.
Os movimentos são delicados e suaves, pois os vasos linfáticos encontram-se na primeira camada da pele.
As sessões de drenagem linfática podem ser realizadas a partir das primeiras semanas de gestação, uma vez autorizadas pelo obstetra. São indicadas de uma a duas sessões por semana, com duração de aproximadamente uma hora.
É importante que o tratamento seja realizado por um profissional qualificado, que tenha conhecimento sobre o sistema linfático e as mudanças fisiológicas que ocorrem no organismo durante a gravidez.
fonte: http://www.saudelazer.com/index.php?option=com_content&task=view&id=2776&Itemid=49
Marcadores:
Drenagem Linfática,
edema,
fisioterapia,
gestantes
Drenagem Linfática
Aos poucos o Fisioterapeuta vêm ganhando espaço nas mais diversas as áreas da saúde
em nosso país. Atualmente, algumas Universidades brasileiras adicionaram a
fisioterapia dermatofuncional à formação acadêmica do Fisioterapeuta. Esta nova
especialidade proporciona, ao Fisioterapeuta, um maior conhecimento do nosso maior órgão, a pele,
permitindo assim uma melhor interação deste profissional com a mesma. A utilização dos recursos
físicos: luminosos, térmicos e elétricos e a massoterapia, de domínio fisioterapêutico, foram
adaptados a esta nova especialidade.
Dentre os recursos acima citados enfocarei a drenagem linfática, que pode ser aplicada
manualmente ou através de eletro estimulação. Nesta técnica estimulamos o sistema linfático,
responsável pela defesa do organismo e pela organização das águas internas do nosso copo. É
importante lembrar que apresentamos, em média, 75% (setenta e cinco porcento) de água na nossa
composição corporal.
Após analisar cuidadosamente o funcionamento do sistema linfático durante a aplicação destes
dois procedimentos, considero hoje, a drenagem linfática manual mais eficaz que a realizada por
meio de eletro-estimulação.
A drenagem linfática manual, por trabalhar diretamente sobre os linfonodos, favorece um
maior controle da captação e evacuação da linfa, o que não ocorre na drenagem realizada por meio de
eletro-estimulação, que estimula os linfonodos à distância, através de contrações musculares. Não
havendo contato direto com o sistema que está sendo trabalhado.
Sendo assim, a eletro-estimulação pode proporcionar uma maior captação que evacuação da
linfa em pacientes que apresentem distúrbios linfáticos, favorecendo o engurgitamento ganglionar,
dificultando o funcionamento deste sistema. Por este motivo e, pelo fato da eletro-estimulação ser
extremamente desagradável, acho prudente não utilizar este método em pacientes que apresentam
linfedema significativo, em especial em pacientes que se encontram no pós-cirúrgico. No entanto, a
má indicação para o uso da eletro-estimulação no pós-cirúrgico é fato corriqueiro.
Estas técnicas podem ser utilizadas pelo fisioterapeuta tanto na fisioterapia dermatofuncional
como também, previamente, ao tratamento fisioterapêutico direcionado a uma disfunção, seja ela
cardio-circulatória, traumo-ortopédica, neurológica, dentre outras.
fonte: Artigo referente à Drenagem Linfática publicado no Jornal do
CREFITO-1, edição de setembro/2002
http://www.dee.ufcg.edu.br/~leocarlo/anapaula/_private/artigocrefito.pdf
Marcadores:
Drenagem Linfática,
fisioterapia,
linfa
quarta-feira, 4 de novembro de 2009
não ao ato médico!
[RESPOSTA DE UM FISIOTERAPEUTA AO ATO MÉDICO!]
Resposta de um fisioterapeuta ao ATO MÉDICO!
"Caros senhores favoráveis ao Ato Médico,
Se o grande problema é "prescrever", por favor, preciso que me prescrevam um tratamento fisioterapêutico para um paciente de 45 anos com uma tendinopatia crônica do tendão do músculo supra-espinhoso, apresentando calcificação no tendão. Ele apresenta história ocupacional de trabalho com elevação dos >membros superiores acima do nível da cabeça (é vendedor de loja de roupas).
Como é ex-jogador de voleibol, desenvolveu lesão do nervo supra-escapular, >que culminou numa atrofia do músculo infra-espinhoso. Devido a distúrbios hormonais, desenvolveu osteoporose. Na avaliação, apresentou restrição da mobilidade da cápsula posterior do ombro, fraqueza dos músculos rotadores internos do úmero (grau 3), além de fraqueza de serrátil anterior e trapézio
fibras inferiores (graus 4 para os dois músculos). A articulação esterno-clavicular também tem sua mobilidade diminuída.
O que devo fazer, Dr.? Como posso fazer para restaurar a mobilidade da articulação? O que é mais indicado: mobilização articular ou alongamento? No caso de ser mobilização, que grau devo utilizar? No caso de ser alongamento, é preferível o alongamento ser estático ou balístico? Ou seria melhor utilizar de contração-relaxamento? Qual o tempo adequado de manutenção do
alongamento? Ou será que é tudo contra-inidcado, devido à osteoporose?
Com relação ao fortalecimento dos rotadores internos do úmero, qual exercício seria mais indicado para fortalecer o músculo sub-escapular, importante na estabilização dinâmica da articulação gleno-umeral? Devo usar thera-band, halteres, resistência manual ou simplesmente realizar exercícios ativos livres?
Com relação ao serrátil anterior qual exercício seria mais indicado?
Push-ups? Protração resistida? Exercícios ativos apenas, simulando atividades funcionais e procurando evitar movimentos escapulares anormais?
Tudo isso? Nada disso? E se ele utilizar de compensações para a realização dos exercícios, como devo proceder?
Com relação ao trapézio inferior, é melhor fazer o exercício contra ou a favor da gravidade? Devo ou não utilizar de movimentos ativo-assistidos?
Qual o melhor exercício? Existe tal exercício?
No caso da restrição da articulação esterno-clavicular, é necessário corrigir essa alteração de mobilidade? Se for, é possível corrigí-la? Como proceder. Tem contra-indicações ou precauções?
Não podemos esquecer de tratar também o tecido lesado (tendão do supra-espinhoso). Ele apresenta dor moderada ao elevar o membro superior D acima de 90 graus, que diminui a praticamente zero ao abaixar o braço. É necessára analgesia? Se for, que forma TENS? Qual a modulação (frequência, comprimento de onda, duração e intensidade)? Ou será que crioterapia é melhor? Em qual forma de aplicação? Por quanto tempo? Ou será que nenhuma analgesia é necessária?
O que posso fazer para estimular o reparo do tendão? US q(uantos MHz? Quantos W/cm2? Por quanto tempo? Onde aplicar?), Laser (qual a intensidade? duração? tem contra-indicações?), exercícios (excêntricos, concêntricos, isométricos, resisitidos, livres? quantas séries e repetições? Qual o intervalo entre séries? Quantos RM? Devo fazer todos os dias ou não? É
contra-indicado exercício?).
Como posso fazer um exercício para supra-espinhoso?
Por favor, repassem essa mensagem com urgência para todos os médicos com competência para me ajudar, pois estou com o paciente afastado do trabalho por invalidez e continuo aguardando a "prescrição médica da fisioterapia", já que sem a "prescrição médica", segundo o ato médico, não posso fazer nada $e nós todos os brasileiros, inclusive os médicos estamos pagando para ele não trabalhar. Não deixemos esse afastametno virar aposentadoria!
Concluindo: Sim ao ato médico, desde que os médicos estudem na faculdade todo o conteúdo que outras 13 profissões da área de saúde têm em seu currículo.
Marco Tulio Saldanha dos Anjos
Fisioterapeuta
CREFITO-4 51246-F
Marcadores:
ato médico,
fisioterapia,
nao ao ato medico
Assinar:
Postagens (Atom)