quarta-feira, 15 de julho de 2009




Nódulos de tensão

As queixas dos pacientes em relação aos sintomas dolorosos são expressas com palavras como pontada, queimação, sensação de peso, entre outras. Geralmente, esses sintomas indicam a presença de nódulos de tensão, que ocorrem quando as fibras musculares permanecem intensamente contraídas em um determinado ponto. Essa região começa a ficar muito dolorida e um círculo vicioso é formado – a dor leva à contração muscular, que leva a maior dor, e assim por diante. Nesses casos o tratamento com massoterapia precisa ser contínuo para “acostumar” o músculo à condição de relaxamento. “O ideal é fazer sessões uma vez por semana, ou pelo menos uma sessão a cada quinze dias. Conforme a dor vai melhorando, pode-se aumentar o período entre uma massagem e outra, como manutenção, para que as dores não voltem tão agudas”, orienta a fisioterapeuta.
Quando há mais de 18 nódulos de tensão no corpo, a fibromialgia é diagnosticada. Trata-se de uma condição dolorosa generalizada e crônica, que engloba uma série de manifestações clínicas como dor, fadiga, indisposição, distúrbios do sono. Dados epidemiológicos apontam que a doença é mais freqüente nas mulheres (80% a 90% dos casos), com um pico de incidência entre os 30 e 50 anos de idade, podendo manifestar-se em crianças, adolescentes e indivíduos mais idosos. Essa síndrome não tem cura e, nesse caso, a massagem não tem o poder de eliminar os nódulos, apenas aliviar as tensões temporariamente.

materia retirada do site: http://www.bauruzao.com/view.asp?id=395


terça-feira, 14 de julho de 2009

CELULITE E ENDERMOLOGIA





Artigo adaptado sobre o tratamento da celulite com a endermologia (ou vacuoterapia).

O fibro edema gelóide, conhecido vulgarmente como celulite, atinge a estrutura da pele e do tecido gorduroso, caracterizada por nódulos de variado tamanho e localização, podendo apresentar um quadro dedor e/ou deficiência da funcão no membro que ela se instala.
Ocorre retenção de líquidos (inchaço) e formação de tecido fibroso (nódulos).
O tecido fibroso torna-se continuamente endurecido e esclerosado, dificultando os intercâmbios celulares por compressão dos vasos. Assim, o fibro edema gelóide se caracteriza por ser um tecido subnutrido e mal oxigenado.
A vacuoterapia (endermologia) é uma técnica rítmica de dobramento e desdobramento com sucção do tecido gorduroso, que utiliza ventosa com roletes em conjunto com a pressão negativa da sucção. Esse movimentos de pressão positiva (ventosas com rolos) com pressão negativa (sucção) promove uma massagem profunda mecânica no tecido conjuntivo sub-epidérmico.
Assim, a terapia com vácuo promove alterações funcionais importantes no fibro edema gelóide por incrementar a circulação sanguínea e linfática, melhorar a extensibilidade do tecido colagenoso e mobilizar o tecido fibroesclerosado, determinando uma melhora na nutrição e oxigenação celular.

artigo original: Importância da vacuoterapia no fibro edema gelóide, de Vanessa Barcelar e Maria Eugênia Vieira (Fisioter. Bras;7(6):440-443, nov.-dez. 2006).




segunda-feira, 13 de julho de 2009

Fisioterapia Dermato-Funcional / Estética


A Fisioterapia Estética trata os distúrbios estéticos tanto corporais quanto faciais, atuando na reabilitação de cirurgias plásticas, gordura localizada, celulite, flacidez, estrias, envelhecimento facial, manchas, desidratação tecidual. Usamos recursos manuais e aparelhos para a eficácia do tratamento. Os tratamentos propostos dependem da avaliação do fisioterapeuta, sendo assim cada indivíduo possui atendimento e programa especial.

Drenagem Linfática Corporal e Facial Sua principal finalidade é desintoxicar o organismo e eliminar toxinas através da urina. É realizada com movimentos lentos e rítmicos, auxiliando assim na perda de peso e celulite. Ajuda também na circulação sanguínea e no pré e pós-operatório de cirurgias plásticas.

Corrente Russa A corrente russa é uma eletroestimulação para modelar a musculatura e diminuir a flacidez. Através de placas de borracha colocadas na pele o aparelho emite uma corrente elétrica sem dor fazendo os músculos se contraírem.

Peeling Facial e Tratamentos Faciais Auxilia em diversos tratamentos dermatológicos como acne, manchas, rugas finas, peles desidratadas ou desvitalizadas.

Massagem Estética / Modeladora A massagem estética é feita através de cremes com princípios ativos que auxiliam a queima de gorduras e com movimentos mais vigorosos com o objetivo de promover aumento da circulação local que está prejudicada devido ao acúmulo de gordura modelando a região a ser tratada.


Massagem Relaxante Com o objetivo de promover um relaxamento, alívio das tensões e dores e diminuição da ansiedade.


Endermologia O cabeçote da máquina faz movimentos de sucção e rolamento da pele. Essa massagem aumenta o fluxo sanguíneo e, assim, ajuda o organismo a liberar melhor as toxinas pelo sistema linfático.


Ultra-som É uma aparelho que age lesando a célula de gordura (adipócito), reduzindo-as. Devido a ação anti-inflamatória, o US também é usado no pós- operatório, reduzindo edemas e fibroses melhorando o suprimento de oxigênio que leva a uma recuperação mais rápida.



sexta-feira, 10 de julho de 2009

Fisioterapia Vitória ES

Aqui você encontra atualizaçoes sobre tratamentos na estética, tratamentos oncólogicos, atividades de saúde e qualidade de vida.