quarta-feira, 26 de agosto de 2009

GINASTICA LABORAL



A Ginástica Laboral é praticada com intervalos de cinco a dez minutos diários. O seu objetivo é proporcionar ao funcionário uma melhor utilização de sua capacidade funcional através de exercícios de alongamento, de prevenção de lesões ocupacionais e dinâmicas de recreação. O programa de atividades deve ser desenvolvido após uma avaliação criteriosa do ambiente de trabalho e de cada funcionário em particular,
respeitando a realidade da empresa e as condições disponíveis.
Aprática de Ginástica Laboral combate e previne as L.E.R./D.O.R.T. Ela é uma arma contra o sedentarismo, estresse, depressão e ansiedade. Também melhora a flexibilidade, força, coordenação, ritmo, agilidade e resistência, promovendo uma maior mobilidade e postura. Além disto, reduz a sensação de fadiga no final da
jornada, contribuindo para uma melhor qualidade de vida do trabalhador. Outro resultado importante da Ginástica Laboral é favorecer o relacionamento social e o trabalho em equipe, desenvolvendo a consciência corporal, pois as esferas psicológica e social são beneficiadas.
A Ginástica Laboral é responsável pela redução de despesas por afastamento médico, acidentes e lesões, melhorando a imagem da instituição perante os funcionários e a sociedade, além de aumentar a produtividade e qualidade.

retirado do site: http://www.confef.org.br/RevistasWeb/n13/02_GINASTICA_LABORA.pdf

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Câncer: 10 medidas preventivas



As 10 recomendações preventivas do World Cancer Research Fund são:

1. Mantenha-se o mais magro possível, sem estar abaixo do peso ideal.Evidências mostram que o ganho de peso e a obesidade aumentam o risco de desenvolver vários tipos de tumores, incluindo o câncer de intestino e de mama. Mantenha um peso saudável com uma dieta balanceada e a prática de atividades físicas regulares para ajudar a manter o seu risco baixo.

2. Faça uma atividade física por pelo menos 30 minutos por dia. Há fortes evidências de que a atividade física protege contra os tumores de intestino e de mama. As atividades físicas auxiliam também na obtenção ou manutenção do peso ideal.Qualquer tipo de atividade conta.

3. Evite as bebidas adocicadas. Limite o consumo de alimentos processados, com adição de açúcar, pobres em fibras e ricos em gorduras.Esses alimentos geralmente são pobres em nutrientes, têm excesso de gordura e/ou açúcar, aumentando o risco de obesidade e câncer. Bebidas doces como as “colas” e os sucos de frutas adoçados artificialmente, podem contribuir para o ganho de peso. Sucos de frutas, mesmo sem adição de açúcar, parecem ter o mesmo efeito. O melhor é não ingeri-los em grandes quantidades. Procure comer vegetais, frutas e cereais. Opte por água, café e chá sem açúcar no lugar de bebidas adoçadas.

4. Coma diariamente mais que uma porção de vegetais, frutas, cereais e legumes como feijão e ervilha. Pesquisas mostram que vegetais, frutas e outros alimentos contendo fibras (como cereais e legumes) podem proteger contra câncer de boca, estômago e intestino. Eles também ajudam a proteger contra o ganho de peso e a obesidade.

5.Faça cinco refeições por dia.Tente incluir diariamente cereais (por exemplo, arroz integral, massas e pães integrais) e/ou legumes em todas as refeições.

6. Limite o consumo de carnes vermelhas (carne bovina, carne de porco e de cordeiro) e evite alimentos processados.Há fortes evidências de que carnes vermelhas e alimentos processados causam câncer e de que não há uma quantidade de alimentos processados que pode ser segura para não aumentar o risco de desenvolver câncer.A meta é limitar o consumo de carne vermelha a menos de 500 gramas (cozida) e 700-750 gramas (crua) por semana. Evite alimentos processados como bacon, salame, salsicha, presunto e conserva de carne bovina.

7. Limite a ingestão de bebidas alcóolicas. Se optar por consumi-las, não exceda a quantidade de 2 drinks para homens e 1 drink para mulheres por dia. Desde o primeiro relatório de prevenção do câncer em 1997, as evidências de que bebidas alcóolicas aumentam o risco de câncer de mama e de intestino são muito fortes.O consumo de qualquer quantidade de álcool aumenta o risco de câncer. No entanto, há evidências que sugerem que pequenas porções de álcool protegem contra doenças cardíacas. Então, se você optar por consumir bebidas alcóolicas, faça isso com moderação.

8. Limite o consumo de alimentos salgados.Evidências mostram que sal e alimentos conservados com sal provavelmente causam câncer de estômago. Tente usar ervas e especiarias para temperar seus alimentos e lembre-se que alimentos processados, incluindo pães e cereais matinais, podem conter grandes quantidades de sal.

9. Não use suplementos para se proteger contra o câncer.Pesquisas mostram que suplementos de nutrientes em altas doses podem afetar o seu risco de desenvolver câncer, mas o melhor é optar por uma dieta balanceada, sem suplementos.No entanto, os suplementos são recomendados para alguns grupos de pessoas, mas devem sempre ser prescritos por um médico.

10. As mães devem amamentar seus filhos, exclusivamente ao seio, por 6 meses e depois acrescentar novos líquidos e alimentos à dieta do bebê.Evidências mostram que amamentar protege as mulheres do câncer de mama e os bebês do ganho excessivo de peso.

Fonte: World Cancer Research Fund(2007).

www.portaldocoracao.com.br

terça-feira, 18 de agosto de 2009





Fisioterapia nas Empresas - Saúde x Trabalho

Hoje o mundo empresarial convive com uma triste realidade : O aumento espantoso dos casos de doenças ocupacionais, que vem "mutilando" seus empregados, gerando para empresa altos gastos com assistência médica, processos judiciais e perda do aprveitamento da qualificação de seus empregados que são afastados por apresentarem quadro álgico intenso impedindo-os de realizarem suas tarefas no trabalho, no lar e até mesmo no lazer.

Tal realidade tem sido tema de grande destaque nas Semanas de Saúde das Empresas. A busca por soluções eficazes de controle e combate das doenças ocupacionais, tem sido um grande desafio para os empresários e profissionais de saúde que lidam com esta população.

Nós fisioterapeutas somos armas importantes nesta luta. A nossa presença dentro da empresa facilita as ações preventivas e curativas das mesmas, pois mediante uma série de dados colhidos em avaliações diversas (aplicação de questionários, análise da tarefa, avaliações posturais, avaliações de postos de trabalho etc.) somos capazes de trabalhar distintamente três grupos dento da empresa : assintomáticos, grupo de risco (pessoas que apresentão pré-disposição a desenvolver patologias) e sintomáticos, e desta forma aplicarmos as medidas cabíveis de prevenção e cura.

No que diz respeito as ações preventivas, nós fisioterapeutas atuamos incentivando os empregados a novos hábitos de vida, desenvolvendo dentro da empresa uma nova cultura saudável de consciência corporal e postural, gerando um bem estar físico e emocional no ambiente de trabalho. Em relação ao processo de cura podemos destacar que ter um serviço de fisioterapia dentro da empresa é de suma importância, pois nós fisioterapeutas atuamos tratando os empregados que apresentam patologias osteomusculares de origens diversas, inclusive ocupacionais. Assim é oferecido ao trabalhador uma maior interação entre tratamento/trabalho, gerando maiores condições de uma rápida recuperação, pois o tratamento será realizado no próprio local de trabalho, evitando que o empregado apresente alguma dificuldade em iniciá-lo ou até mesmo conclui-lo por situações divresas ( falta de tempo, transporte difícil, clínicas afastadas de casa ou do trabalho etc.).

Considerando o relato acima, podemos concluir que nós fisioterapeutas temos uma "nova" área de atuação, na qual devemos nos qualificar para junto as empresas minoramos o sofrimento desta população que cresce a cada dia.

Autores:
Dra. Nivalda Marques do Nascimento
Dra. Roberta de Azevedo S. Moraes

extraido do site: http://www.canalsaude.com.br

segunda-feira, 17 de agosto de 2009




FISIOTERAPIA EM ONCOLOGIA

Hoje, duas situações predominam no tratamento do câncer: de um lado, a cura completa, sem seqüelas físicas e/ou funcionais; de outro, o que se observa é a necessidade de um tratamento mais agressivo que pode deixar limitações significativas.

Neste segundo caso, o principal objetivo é proporcionar uma boa qualidade de vida para estes pacientes, sendo cada vez mais necessário o envolvimento ativo de uma equipe multidisciplinar.

Por multidisciplinar entende-se uma equipe composta por médicos, dentistas, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais e nutricionistas. Esses profissionais devem trabalhar de modo integrado e cumprir objetivos que norteiem a assistência, ou seja, a avaliação das situações, o alívio da dor e do sofrimento, a eliminação dos padrões anormais dos comportamentos, a melhora das atividades e a educação dos cuidadores.

Diferentemente da medicina, a intervenção da fisioterapia na área de Oncologia não pode ser medida pelo índice de sobrevivência ou pelo desaparecimento dos sintomas, mas sim pelo grau de independência funcional alcançada pelo paciente (ou seja, o quanto você consegue fazer coisas sozinho).

O que a Fisioterapia pode fazer por você:

1. Proporcionar alívio da dor
2. Reduzir a necessidade de medicamento como analgésicos. A combinação de métodos farmacológicos com não-farmacológicos para controle da dor proporciona efeito analgésico melhor do que o uso isolado do medicamento ou de meios físicos.

O tipo de dor que estes pacientes apresentam, na grande maioria das vezes, é classificado como dor crônica.

A dor por afecção do sistema locomotor (mais comumente chamada de Lombalgia) pode durar semanas e é a causa mais comum de incapacidades.

Os resultados positivos da fisioterapia em pacientes com câncer se dão com relação à recuperação físico-funcional. Eles advêm da aplicação sistematizada de recursos terapêuticos diversos com o foco sempre voltado para:

• o controle dos sintomas imediatos referidos pelo paciente
• a maximização das habilidades funcionais remanescentes e
• a importância da orientação dos familiares e acompanhantes

Recursos terapêuticos:

• Termoterapia: pode ser realizada com adição ou subtração de temperatura, com adição de calor, como a hidroterapia, e/ou crioterapia como subtração de temperatura através do gelo;
• Eletroterapia: consiste em aplicação de corrente elétrica com fins terapêuticos;
• Acupuntura: é um método terapêutico amplamente utilizado para promover a estimulação mecânica de estruturas dérmicas, subdérmicas e musculares;
• Massagem: é um excelente método de tratamento para pacientes com edema, estase linfática e dor miofascial.

Esta é uma pequena introdução sobre a Fisioterapia e o que ela pode fazer por você.

Vera Lúcia Miranda
Fisioterapeuta e Fisiologista do Exercício, Especialista em Linfedema, Membro da Sociedade Brasileira de Flebologia e Linfologia

retirado do site: http://www.oncoguia.com.br

sábado, 15 de agosto de 2009


Lipodistrofia Ginóide ou "Celulite"
A "celulite" atinge até 95% das mulheres, principalmente nas fases sujeitas a alterações hormonais como a puberdade, gravidez e uso de pílulas anticoncepcionais, sendo uma das queixas mais frequentes em relação à estética. O aspecto de "casca de laranja" causa incômodo e insatisfação com o próprio corpo, levando à procura de uma solução para o problema.
As causas que dão origem à celulite não são totalmente conhecidas. Além de uma predisposição hereditária, alterações enzimáticas e hormonais parecem estar envolvidas, diminuindo a quebra das células gordurosas ou aumentando o seu volume.
As regiões mais atingidas pela celulite são aquelas onde as mulheres costumam acumular mais gordura: abdomem, quadris, culotes, nádegas, coxas e pernas.
Como se forma?
No nosso organismo, algumas células têm a função de acumular energia, sob a forma de gordura, para ser usada quando necessário. São os adipócitos (celulas gordurosas). Estas células se localizam na hipoderme, a camada mais profunda da pele. Nas mulheres, esta camada apresenta fibras ligando a superfície ao tecido mais profundo, como se fosse um colchão de molas. Estas pontes fibrosas repuxam a pele para baixo, dando o aspecto de "furinhos", que é característico da celulite.
Além disso, fatores como a hereditariedade, as alterações hormonais e enzimáticas, em conjunto, levam a uma alteração circulatória com acúmulo de líquidos e proteínas nas células de gordura, provocando uma modificação da textura do tecido subcutâneo e, posteriormente, uma irregularidade da superfície da pele, que leva ao aspecto visual de "casca de laranja".
A celulite pode estar, ou não, associada à obesidade. No entanto, com o aumento do peso, ela aparece mais, pois o aumento das células gordurosas acentua o repuxamento das fibras. Quando o acúmulo de gordura ocorre de forma excessiva, pode comprimir vasos sanguíneos e linfáticos levando à formação de edema (inchaço) e fibrose. Nesta situação, a celulite se torna mais grave, formando áreas endurecidas e nodulares. Em alguns casos, ocorre inflamação e dor local.
Como evitar?
Por ser uma tendência pessoal, característica das mulheres, a celulite não pode ser totalmente evitada. Mas algumas dicas podem ajudar:
• Como a obesidade está relacionada com uma piora da celulite, evite estar acima do seu peso ideal. Dietas milagrosas não existem, o mais importante é fazer uma reeducação alimentar, mudando os hábitos que levam ao aumento do peso.
• O sedentarismo não ajuda em nada. Para queimar calorias e evitar o acúmulo de gorduras, você precisa de atividade física. Escolha o exercício que você gostar mais. Caminhar ao ar livre, pedalar, ginástica, natação... Um deles vai se encaixar no seu ritmo de vida.
• Cuide também do emocional. O stress leva a um desequilíbrio de todo o organismo, diminuindo sua vontade de se exercitar e, muitas vezes, a alimentação é utilizada como uma forma de compensar a ansiedade. Procure ter lazer e aumentar o seu contato com a natureza, atividade que sempre renova nossas energias.
• Não fume! O cigarro dificulta a circulação do sangue, aumentando a retenção de toxinas e dificultando a oxigenação dos tecidos.
• Beba bastante água (2 a 3 litros por dia). Isto estimula a função renal e a eliminação de toxinas.
• Cuidado com o sal, que aumenta a retenção de líquidos no organismo.