terça-feira, 26 de janeiro de 2010

porque mulheres magras tem celulite?



Mulheres magras podem ter celulite?

Sim. Muitas mulheres que tem o peso normal, ou mesmo abaixo do normal, podem apresentar uma alteração no equilíbrio entre a quantidade de gordura do corpo e a massa muscular. Então, uma mulher magra pode ter uma proporção maior de gordura e menor de musculatura, mantendo normal ou baixo o seu peso final. Este excesso de gordura, associado à ação dos hormônios femininos e alterações na microcirculação e nos e linfáticos acabará formando celulite.


Os pacientes que procuram tratamento para celulite tem sempre excesso de peso?

A maioria dos pacientes que procuram tratamento para a celulite tem excesso de gordura. O que ocorre então, é que a paciente com celulite pode ser magra ou normal no peso, mas sempre tem excesso de gordura do corpo e esse é o fator que desencadeia o processo de aparecimento da celulite.


E no caso de atletas, que tem composição de gordura corporal normal e ainda assim tem celulite.

Nestas pacientes, freqüentadoras assíduas e esforçadas de academias e até mesmo atletas profissionais, e que paradoxalmente tem celulite, ocorre um aumento da gordura regional. Isso quer dizer, que ela tem peso normal, composição corporal normal, mas o pouco de gordura que tem está concentrada no quadril. A ação do hormônio feminino contribui para esta deposição regional de gordura que acaba gerando as modificações que levam à celulite. É por isso que sabemos que a correção alimentar e os exercícios são parte importante dos tratamentos para celulite, mas também é necessário associar um tratamento para emagrecer que pode diminuir esta tendência feminina de depositar gordura em determinadas regiões.


Por que mesmo modelos muito magras, que se pressupõe ter uma alimentação restrita podem ter celulite.

Porque como vimos, o que interessa não é o peso, e sim a composição do corpo e a distribuição da gordura. Uma modelo pode ser magra no peso, mas ter também pouco músculo. O que observamos com muita freqüência, é que pacientes com tendência natural a serem magras se preocupam pouco com os exercícios e com a alimentação. Essas pacientes tem poucas células gordurosas, e um pouco de gordura que acumulam, se distribui por estas poucas células, alterando muito o tecido gorduroso, comprimindo os microvasos e assim determinando o aparecimento de celulite. Podemos dizer, que em uma pessoa magra, uma pequena concentração de gordura já irá produzir celulite até mais importante do que em pessoas com tendência a ser gorda, que tem mais células para dividir o excesso .

Por esse motivo que às vezes se observa pessoas com excesso de peso e que não tem tanta celulite, como seria de esperar.

É isso, uma pequena quantidade de gordura adquirida por uma pessoa magra, com poucas células gordurosas no corpo e a mesma quantidade adquirida por uma pessoa com tendência à obesidade, portanto com muitas células gordurosas no corpo, poderá causar uma celulite até maior no magro do que no gordo. Porque cada célula do magro terá mais gordura do que cada célula do gordo, havendo assim maiores alterações teciduais. É claro que se uma pessoa com tendência à obesidade, continuando à ganhar peso, passará à ter uma celulite muito mais grave.


E quando as pessoas magras querem ganhar um maior porte físico, devem comer mais?

Um erro freqüente em pessoas naturalemente magras é que quando querem ganhar um porte maior, começam a comer mais. Elas vão ganhar peso sim, mas ganharão tecido gorduroso, com celulite e alterações na harmonia corporal. Se uma pessoa muito magra, desejar um porte maior, deve continuar a se alimentar com um balanço nutricional bom e realizar exercícios para ganhar músculo, o que dará o desejado porte, mas com linhas mais bonitas e harmônicas e sem celulite.


Como se tratam as pacientes magras que tem celulite, é necessário dietas e exercícios?

No tratamento destas pacientes muito magras e com celulite, será necessária a correção alimentar apesar do baixo peso para corrigir a composição corporal. Deve-se associar a prática de exercícios, principalmente do tipo musculação, para ganho de massa muscular. Uma dieta com muita proteína é desejável, para criar a base nutricional para o ganho de massa muscular. É como se trocássemos gordura por músculo. Ou seja, mantemos ou aumentamos o peso, diminuindo a gordura e aumentando a massa muscular. Entretanto, só exercícios e correção alimentar não é suficiente. Esta gordura regionalizada, geralmente presente em quadris e coxa é liberada com muita dificuldade, por causa da ação do hormônio feminino. Por isso è necessario um tratamento para ajudar a eliminar esta gordura. Além disso, a microcirculação que já está alterada, com edema (inchaço) precisa também ser melhorada. Com um tratamento para emagrecer, a gordura do local onde se encontra a celulite será mais facilmente eliminada, a microcirculação e o edema serão melhorados e a celulite será assim controlada.

RETIRADO DO SITE: http://www.celluplant.com/celulite-gordura.htm

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Mitos do emagrecimento

reportagem exibida no fantastico - Globo
dia 10/01/10

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1188300-7823-CONHECA+OS+DEZ+MAIORES+MITOS+DOS+EXERCICIOS+FISICOS,00.html