segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Emagrecer com acupuntura?



A medicina tradicional chinesa considera a obesidade como uma conseqüência de maus hábitos alimentares, problemas endócrinos, metabolismo irregular, bem como a hereditariedade. A acupuntura age na regulação da fome, ativa o metabolismo, acalma a mente e restaura o funcionamento dos sistemas digestivo, intestinal e urinário. O tratamento consiste na inserção de finíssimas agulhas em locais específicos do corpo escolhidas criteriosamente, de acordo com as necessidades terapêuticas do paciente. Para que o tratamento tenha o resultado desejado, todo paciente deve rever completamente seu estilo de vida, seus hábitos alimentares, praticar exercícios físicos com acompanhamento de profissional habilitado, prevendo ainda, a repetição do tratamento algumas vezes no ano.
Bons resultados para:
- pessoas com idade entre 20 e 50 anos;
- sem relação com hereditariedade;
- está entre 10 a 15% acima do seu peso corporal;
-não seja dependente de medicamentos que possam provocar aumento de peso.

fonte:http://sobreacupuntura.blogspot.com/

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

auriculoacupuntura



Este tratamento terapêutico consiste na estimulação dos pontos cutâneos específicos da orelha, promovendo assim uma estabilidade interna do organismo. A Auriculoterapia é utilizada no tratamento do tabagismo, obesidade, enxaqueca, dores em geral, depressão, ansiedade, coluna e síndrome do pânico, dentre outras. A Auriculoterapia é desenvolvida para dar uma maior harmonia ao corpo, melhorando o equilíbrio do organismo.
Na primeira consulta busca-se estabelecer o diagnóstico, tanto na visão ocidental, quanto na visão própria da acupuntura. Os pontos são selecionados de acordo com o diagnóstico. Após a limpeza da pele com álcool à 75%, as agulhas descartáveis são inseridas de forma indolor e deixadas no local,sendo retiradas depois de 15 minutos.
QUAL SEU MECANISMO DE AÇÃO?
Pela medicina chinesa, seria devido ao restabelecimento dos canais de energia do corpo (meridianos), levando a um equilíbrio e harmonia do corpo. Pela medicina ocidental, sabe-se que o estímulo dos pontos leva à produção de substâncias que teriam ação sobre receptores do sistema nervoso (eurotransmissores e neuromediadores), e que o resultado final seria a normalização das funções alteradas. A acupuntura tem também ação anti-inflamatória por estimular a produção de corticóides pela glândula supra-renal. A acupuntura é mais que um analgésico, combatendo a dor através da resolução do processo inflamatório que a causa.Há similariedades entre os efeitos da acupuntura e os obtidos pela serotonina, que é um neuromediador produzido pelo nosso cérebro.