segunda-feira, 18 de outubro de 2010

crioterapia/bandagem fria para gordura localizada



A crioterapia (bandagem fria) é um tratamento que já existe há bastante tempo, tendo resultados positivos.

É um método criado na França e consiste basicamente na aplicação de um produto crioterápico (líquido ou gel) no local em que se quer a redução de gordura. Consiste em resfriar o local para que haja vasoconstrição e redução de temperatura local, provocando uma reação defensiva do corpo, reduzindo, assim, a gordura localizada.

Esse processo é altamente eficaz no combate à celulite, gordura localizada e flacidez. A técnica consiste na aplicação em áreas localizadas de uma solução à base de cânfora e mentol. Esse composto provoca na região uma queda na temperatura. Com isso, o organismo utiliza os lipídios de reserva para recuperar seu equilíbrio térmico, e desta forma há redução de volume.

O aumento da circulação sangüínea nas regiões favorece a drenagem linfática, auxiliando na melhora do quadro celulítico.

Com a crioterapia, as reservas de gorduras aos poucos vão sendo queimadas, provocando uma redução de medidas localizadas.

Esse tratamento, associado à massagem com cremes apropriados e ginástica isométrica, também ajuda a melhorar a flacidez.

domingo, 17 de outubro de 2010

Acupuntura emagrece! Técnica chinesa reduz inchaço e seca gordura



Quem diria que a acupuntura, técnica chinesa criada há cerca de 5 mil anos, poderia ajudar quem se sente acima do peso a ficar de bem com o espelho? Isso é possível graças à auriculopuntura. Essa técnica milenar consiste em dar leves picadinhas na orelha da paciente.
No lóbulo da orelha, há pontos específicos que ajudam a controlar a vontade de comer. "Estimulando esses pontos, é possível regular o apetite, melhorar o sono, e controlar a ansiedade e a compulsão alimentar. Afinal, a técnica para emagrecer trabalha também o lado emocional".
Normalmente, a aplicação é feita com bolinhas metálicas, sementes ou agulhas finas, que permanecem na orelha por quatro dias. Se o acupunturista optar por esferas metálicas ou sementes, você deverá apertar os pontos da orelha de tempos em tempos, para estimular a energia. Se o método for com agulhas, esse estímulo é desnecessário. Todos os materiais são fixados na orelha com esparadrapo e podem ser molhados.
Por que a técnica elimina o inchaço?
A acupuntura ajuda a emagrecer porque reduz a ansiedade e a retenção de líquido no organismo. Saiba mais sobre a técnica:
. Apetite
Para perder peso, é essencial controlar a vontade de comer. Os pontos de acupuntura localizados na orelha tratam justamente desse problema, regulando o apetite.
. Ansiedade
A agitação sem causa aparente será controlada. Você não sentirá mais aqueles impulsos de abrir a geladeira e devorar tudo, conseguindo manter uma dieta equilibrada.
. Intestino
Se esse órgão funciona com perfeição, o corpo não fica inchado. O tratamento fará a energia do corpo circular de maneira correta, para não reter líquido nem fezes.
. Sono
Dormir bem (cerca de oito horas por noite) significa ter dias melhores, com menos ansiedade e exaustão.

fonte: http://mdemulher.abril.com.br

domingo, 10 de outubro de 2010

twitter

agora com twitterrrr

www.twitter.com/fisiosanz

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Importância da vacuoterapia no fibro edema gelóide


O fibro edema gelóide, conhecido vulgarmente como celulite, é uma patologia que atinge a estrutura dermo-hipodérmica, caracterizada por nódulos de variado tamanho e localização, espessamento sub-epidérmico, podendo apresentar um quadro álgico e/ou déficit funcional no membro acometido. A patologia está relacionada a um processo reativo da matriz extracelular com conseqüente hiperpolimerização das glicosaminoglicanas, retenção hídrica, aumento da viscosidade da substância fundamental, irritação das fibras teciduais com formação de tecido fibroso. O tecido fibroso torna-se continuamente endurecido e esclerosado, dificultando os intercâmbios celulares por compressão dos vasos. Assim, o fibro edema gelóide se caracteriza por ser um tecido subnutrido e mal oxigenado. A vacuoterapia é uma técnica rítmica de dobramento e desdobramento com sucção do panículo adiposo, que utiliza ventosa com roletes em conjunto com a pressão negativa da sucção. Esse movimentos de pressão positiva (ventosas com rolos) com pressão negativa (sucção) promove uma massagem profunda mecânica no tecido conjuntivo sub-epidérmico. Assim, a terapia com vácuo promove alterações funcionais importantes no fibro edema gelóide por incrementar a circulação sanguínea e linfática, melhorar a extensibilidade do tecido colagenoso e mobilizar o tecido fibroesclerosado, determinando uma melhora na nutrição e oxigenação celular

fonte:Bacelar, Vanessa Correia Fernandes; Vieira, Maria Eugênia Senra.
http://bases.bireme.br/