segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Incontinência Urinária de Esforço

O que é? A incontinência urinária de esforço (IUE) é definida como uma perda involuntária de urina que ocorre durante atos como tossir, espirrar ou durante o exercício, ou seja, em casos em que há aumento da pressão intra- -abdominal que reflete em um aumento da pressão dentro da bexiga. Quais os fatores de risco? O avanço da idade é um importante fator de risco, pois a incontinência acomete 5 a 20% da população, sendo que com o envelhecimento sua prevalência tende a aumentar, atingindo até 60% das mulheres após 60 anos. Outros fatores considerados de risco para IUE são: • Obesidade: o aumento de peso ocasiona um aumento da pressão dentro da bexiga favorecendo a perda de urina durante os esforços. • Menopausa: o hipoestrogenismo (falta do hormônio feminino estrogênio produzido pelos ovários) que ocorre nessa fase leva a uma atrofia do tecido urogenital diminuindo a continência (capacidade de armazenar urina e urinar voluntariamente). • Partos: a incontinência nesse caso pode ser provocada por danos diretos aos tecidos pélvicos musculares, conectivos e nervosos. Como se faz o diagnóstico? A avaliação da incontinência urinária se inicia pela anamnese, ou seja, pela história da paciente de perda de urina aos esforços como tossir e espirrar. No exame físico, examina-se a paciente com a bexiga confortavelmente cheia, na posição ginecológica. A partir de uma manobra chamada Valsalva, que aumenta a pressão na bexiga, pode-se ver a perda de urina. Quando há dúvida no diagnóstico, solicita-se um exame chamado estudo urodinâmico que avalia a função da bexiga e a competência da uretra, caracterizando a incontinência. Como se trata? O tratamento da incontinência urinária de esforço é eminentemente cirúrgico. Inicialmente pode ser tentado o tratamento fisioterápico, que possui menos efeitos colaterais. fonte: http://www.sempresaude.com.br/edicoes/pdf/269.pdf

terça-feira, 27 de março de 2012

Radiofrequencia Tripollar

Apollo TriPollar® usa energia de RF focalizada, que trata tanto as células de gordura quanto o colágeno dérmico, sendo a escolha não cirúrgica preferida para tratamentos de redução dos depósitos de gordura localizados. Suaviza e retrai a pele, bem como reduz a circunferência corporal.
Um tratamento típico consiste em 4-6 sessões, com duração aproximada de 20 minutos.
É recomendada a realização de sessões de manutenção uma vez a cada 4-8 semanas.







Indicações do Apollo TriPollar™



- Remodelação do contorno corporal
- Remodelação do contorno facial
- Retração da pele
- Redução das rugas e linhas finas
- Melhora da textura do colo e das mãos
- Melhora da aparência da celulite
- Melhora da aparência das estrias
- Redução da gordura localizada
- Potencial de redução significativa do pescoço “duplo”
- Suavização após a lipoaspiração
- Retração e redução da flacidez no abdome após a gravidez


Redução da gordura e celulite



O Apollo TriPollar® aquece simultaneamente e homogeneamente as camadas adiposas superficiais e profundas da pele. O aquecimento aumenta o metabolismo natural da gordura e a eliminação dos ácidos graxos (gordura líquida) para o espaço extra celular e para os sistemas sanguíneo e linfático.






A Retração da pele com o Apollo TriPollar®



O aquecimento efetivo da pele com o Apollo TriPollar® produz:
Resultados imediatos: as fibras de colágeno aquecidas contraem, retraindo a pele
Resultados de longo termo: o aquecimento induzido aumenta o metabolismo das células dos fibroblastos e a remodelação do colágeno, o que gera a aparência de uma pele mais firme e retraída a longo prazo.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Radiofrequência: o uso da tecnologia em estética





Hoje o tema é a radiofrequência.
A radiofrequência é conduzida por um aparelho de alta tecnologia que emite ondas eletromagnéticas favorecendo o aumento da temperatura cutânea.

Esse aquecimento localizado é indicado para a melhora do contorno facial e corporal atuando principalmente na flacidez, mas também na diminuição da adiposidade localizada, nas rugas e no fibro edema gelóide (celulite). Além de ser benéfico nos casos de cicatrizes, aderências e fibroses pós-cirúrgicas.

No mercado existem inúmeros aparelhos que contem gerador de radiofreqüência, agindo através do efeito de correntes elétricas alternadas, que induz ao aumento da temperatura no tecido.

O efeito inicial do aumento da temperatura é a vasodilatação e aumento da microcirculação com conseqüente hiperemia permitindo o aumento do transporte de nutrientes a todos os tecidos. Além disso, efeito térmico promove alteração na forma, no comprimento e diâmetro das fibras de colágeno, fundamental para a reorganização e contração imediata das fibras e remodelamento do tecido. E em longo prazo esse aquecimento dos fibroblastos promove a formação de neocolágeno, melhorando a qualidade cutânea e a flacidez tissular.



Este texto é baseado no artigo científico das acadêmicas Francyne da Silva da Rocha e Milena Biffi. Curso de Cosmetologia e Estética - Univali BC.
retirado do blog: http://blogdafapiazza.blogspot.com/2011/01/radiofrequencia-o-uso-da-tecnologia-em_29.html