terça-feira, 14 de julho de 2009
CELULITE E ENDERMOLOGIA
Artigo adaptado sobre o tratamento da celulite com a endermologia (ou vacuoterapia).
O fibro edema gelóide, conhecido vulgarmente como celulite, atinge a estrutura da pele e do tecido gorduroso, caracterizada por nódulos de variado tamanho e localização, podendo apresentar um quadro dedor e/ou deficiência da funcão no membro que ela se instala.
Ocorre retenção de líquidos (inchaço) e formação de tecido fibroso (nódulos).
O tecido fibroso torna-se continuamente endurecido e esclerosado, dificultando os intercâmbios celulares por compressão dos vasos. Assim, o fibro edema gelóide se caracteriza por ser um tecido subnutrido e mal oxigenado.
A vacuoterapia (endermologia) é uma técnica rítmica de dobramento e desdobramento com sucção do tecido gorduroso, que utiliza ventosa com roletes em conjunto com a pressão negativa da sucção. Esse movimentos de pressão positiva (ventosas com rolos) com pressão negativa (sucção) promove uma massagem profunda mecânica no tecido conjuntivo sub-epidérmico.
Assim, a terapia com vácuo promove alterações funcionais importantes no fibro edema gelóide por incrementar a circulação sanguínea e linfática, melhorar a extensibilidade do tecido colagenoso e mobilizar o tecido fibroesclerosado, determinando uma melhora na nutrição e oxigenação celular.
artigo original: Importância da vacuoterapia no fibro edema gelóide, de Vanessa Barcelar e Maria Eugênia Vieira (Fisioter. Bras;7(6):440-443, nov.-dez. 2006).
Marcadores:
celulite,
endermologia,
fibro edema gelóide,
vacuoterapia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário