domingo, 25 de abril de 2010

Plataforma vibratória



Equipamento permite reabilitação de pacientes com osteoporose, lesões por esforço repetitivo, fibromialgia e outros distúrbios
Bastam menos de 15 minutos na plataforma vibratória para que o paciente, submetido à técnica desenvolvida na década de 80 pelos cientistas russos Nasarov e Issurin, sinta os efeitos das vibrações sobre o organismo. O equipamento promove a combinação de exercícios físicos com a contração muscular, fortalecendo ossos e músculos. “A vibração profunda tem sido freqüentemente empregada na medicina para tratamento e prevenção de diferentes tipos de doenças e lesões”, afirma a fisioterapeuta dermatofuncional Ludmila Bonelli.
Usada com sucesso no tratamento de osteoporose, artrose, esclerose múltipla, encefalomielite miálgica, reumatismo e lesões por esforço repetitivo, a plataforma vibratória também é benéfica para pacientes em reabilitação. “O aparelho é indicado no combate à osteoporose e no tratamento de lesões ortopédicas, sendo usado no processo de reabilitação em procedimentos pós-operatórios”, ressalta Ludmila.
Ela afirma que há muitas pesquisas científicas sobre os efeitos da tecnologia vibratória sendo realizadas por todo o mundo. “Alguns estudos apontam para a promoção da alteração hormonal, com aumento do hormônio de crescimento, ligado ao sistema imunológico, rejuvenescimento e produção de colágeno, muito usado pela medicina ortomolecular. Há pesquisas relacionadas, ainda, à redução do cortizol, o hormônio do estresse.”
A fisioterapeuta acrescenta que o equipamento pode ser usado, também, contra vários tipos de patologias neurológicas, como mal de Parkinson e em quadros de fibromialgia. “As vibrações garantem um relaxamento extremo tanto nos músculos quanto nos tendões, ossos e vasos, estimulando a produção de minerais e promovendo o aumento da densidade óssea.” Segundo Ludmila, a vibração também facilita a perda de gordura. “Os estímulos produzem o aumento do metabolismo basal, que se desenvolve quando estamos em repouso, e ajuda a perder peso, o que é importante para garantir bons resultados no tratamento de várias patologias.”
A indicação da técnica se estende ao tratamento de varizes. O problema, que ocorre devido à ineficácia das válvulas que existem nas veias, cuja função é evitar o refluxo sangüíneo, é trabalhado na plataforma a partir de exercícios dinâmicos, que estimulam a circulação do sangue. “As vibrações também ajudam a minimizar as dores provocadas pela artrite. A plataforma vibratória possibilita, com o controle da intensidade e a freqüência das vibrações, regular a carga de treino e aplicar a técnica da forma mais adequada”, destaca Ludmila. “É importante que as sessões sejam orientadas por um profissional habilitado”, alerta.
Estética
Quem busca soluções estéticas também pode encontrar benefícios com a vibração profunda. A psicóloga Ana Carolina França já fez várias sessões e aprovou. “Decidi buscar o tratamento porque vi que algumas amigas conseguiram ótimos resultados de emagrecimento. Como esse é meu objetivo, comecei a fazer as sessões e estou percebendo que o resultado é excelente. Apesar da curta duração, a gente sai da sessão com a sensação de ter feito horas de ginástica”, comenta.
A advogada Maria de Lourdes Fernandes Coelho afirma que encontrou nas sessões semanais uma maneira confortável de se exercitar. “Li reportagens sobre a plataforma vibratória e resolvi procurar o tratamento para manter a forma e a saúde, já que detesto fazer ginástica. Fiz apenas 10 sessões e percebi o potencial do equipamento para firmar a musculatura.”
Antes de começar as sessões na plataforma vibratória, o paciente passa por uma avaliação, que define as condições do tratamento. “As vibrações ultrapassam as camadas de pele e músculos, atingindo os ossos. O tempo sobre o equipamento varia de acordo com a necessidade do paciente. Em alguns casos de reabilitação é de 12 minutos, por exemplo, e para um esportista, 45 minutos pode ser o tempo ideal”, indica a fisioterapeuta. O custo médio de cada sessão é de R$28, de acordo com o programa estabelecido a partir da avaliação do paciente.
As vantagens da tecnologia vibratória podem não se estender a todas as pessoas. Portadores de diabetes, por exemplo, não podem ser submetidos à técnica sem uma criteriosa avaliação médica. “Diabéticos e hipertensos não-controlados não podem usar a plataforma. Da mesma forma, o tratamento é contra-indicado para quem tem ou teve trombose e usuários de prótese metálica e marcapasso.”

fonte: Giselle Araújo - www.saudeplena.com.br

3 comentários:

beth disse...

ola gostaria de confirmar se realmente não posso usar a plataforma eu tive trombose a 7 anos atras , e estou lendo q e bom para a circulaçao sanguinea e bom para meu caso nunca mais tive nada depois de 2oo5 !!! me ajude gostrais demais de saber !!!!por favor!!!!!!!!!!!!!

beth disse...

por favor responde minha duvda

Dr Michelle Sanz disse...

Olá beth, voce deve fazer uma avaliaçao com um profissional especializado na area de fisioterapia aplicada a plataforma vibratoria, alem disso deve possuir uma declaração médica dizendo se está apta ou não a fazer esta atividade. Pelo seu histórico ser há 7 anos atras acredito que não haja problema. Consulte seu médico e fisioterapeuta.