quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

FELIZ 2010



Há Momentos

Há momentos na vida em que sentimos tanto
a falta de alguém que o que mais queremos
é tirar esta pessoa de nossos sonhos
e abraçá-la.

Sonhe com aquilo que você quiser.
Seja o que você quer ser,
porque você possui apenas uma vida
e nela só se tem uma chance
de fazer aquilo que se quer.

Tenha felicidade bastante para fazê-la doce.
Dificuldades para fazê-la forte.
Tristeza para fazê-la humana.
E esperança suficiente para fazê-la feliz.

As pessoas mais felizes
não têm as melhores coisas.
Elas sabem fazer o melhor
das oportunidades que aparecem
em seus caminhos.

A felicidade aparece para aqueles que choram.
Para aqueles que se machucam.
Para aqueles que buscam e tentam sempre.
E para aqueles que reconhecem
a importância das pessoas que passam por suas vidas.

O futuro mais brilhante
é baseado num passado intensamente vivido.
Você só terá sucesso na vida
quando perdoar os erros
e as decepções do passado.

A vida é curta, mas as emoções que podemos deixar
duram uma eternidade.
A vida não é de se brincar
porque um belo dia se morre.
Clarice Lispector

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Os cosméticos podem provocar diversas doenças




Os cosméticos podem provocar câncer de mama, doença de Alzheimer, dores articulares, crises de asma, puberdade precoce, entre outras patologias.


15/05/2008

Paula Viñas
José de Felippe Junior

Você é o responsável pela sua saúde
Desconhecido do século XXI


A indústria cosmética é um dos setores industriais que mais cresce no país. O Brasil é o terceiro maior mercado consumidor de cosméticos, perdendo apenas para os Estados Unidos e Japão.

Nesse mesmo ritmo acelerado, também cresce a incidência de câncer de mama. De acordo com o Ministério da Saúde, são estimados a cada ano, 50 mil novos casos, e as razões não são conhecidas.

Também são cada vez mais freqüentes os casos de puberdade precoce.Uma avaliação recentemente feita nos Estados Unidos mostrou que um bebê recém-nascido usa em média oito produtos cosméticos diferentes, totalizando o contato com cerca de 50 agentes químicos diferentes até o 1º mês de vida.

Uma das hipóteses que aqui levantamos é o uso indiscriminado e muitas vezes sem controle governamental de cosméticos habituais, que são tidos erroneamente como inócuos.

Eles em sua maioria possuem substâncias químicas sabidamente cancerígenas e outros xenobióticos que podem provocar câncer de mama, doença fibrocística de mama, fibroadenoma de mama, puberdade precoce, diminuição da memória ou da concentração, doença de Alzheimer, quadros de demência, osteopenia, osteoporose, crises de asma, dermatite de contato, alergia respiratória, rinite, conjuntivite, aumento do envelhecimento cutâneo, entre outras. Em animais podem provocar diminuição da fertilidade e da fecundidade e toxicidade para o feto (embrião).

A seguir listamos as substâncias usualmente encontradas nos cosméticos e seu potencial risco a saúde: formaldeído, parabeno, silicone, triclosan, alumínio, alquilfenol, polietilenoglicol (PEG) e óleo mineral.

Formaldeído

Onde é encontrado: germicidas e fungicidas agrícolas e formulações cosméticas

Nomes Técnicos: formol, formalina, aldeído fórmico e oximetileno.

Empregado como: conservante, anti-séptico, antiperspirante, desodorizante e endurecedor da unha.





Segundo os pesquisadores:

- A exposição a altas concentrações revelou-se irritante para pele, olhos e o sistema respiratório¹. Também é um alergênico em potencial. Em concentrações baixas, através de exposição doméstica, há risco de comprometimento respiratório por modo não específico, exatamente como encontrado para outros poluentes comuns².

- Estudo sugere que a exposição doméstica do formaldeído aumenta o risco de asma brônquica na infância³ e aumenta o risco de sensibilização alérgica para alergenicos comuns do ar 4.

- É mutagênico, e quando inalado em altas concentrações é carcinogênico em ratos 5. Alguns pesquisadores o classificam como provável carcinogênico em humanos. 6

- Em recente reavaliação do IARC (International Agency for Research on Cancer) de setembro de 2004, a substância formaldeído foi classificada comprovadamente como carcinogênica para humanos. 32

Parabenos

Onde é encontrado: na maioria das formulações cosméticas como cremes, loções, desodorantes, além de alimentos e fórmulas de uso interno, como patê de fígado, e outros embutidos cremosos.

Nomes técnicos: Alquil parahidroxibenzoato e metil/etil/butil/isobutil parabeno

Nomes comerciais: Nipagin (Metil parabeno) e Nipazol (propilparabeno)

Empregado como: conservante

Segundo os pesquisadores:

- Os parabenos possuem grande afinidade pelos receptores de estrógeno e comprovada atividade estrogênica 7; ou seja, são mimetizadores do estrogênio e podem causar câncer de mama e puberdade precoce, ao lado de fenômenos como trombose e embolia. Outro estudo demonstrou que os parabenos podem ser encontrados como moléculas intactas nas glândulas mamárias de homens e mulheres 8

- Os parabenos e outros antimicrobianos que contém porção fenólica possuem propriedades antiandrogênicas e necessitam maiores estudos sobre o impacto na saúde reprodutiva humana 9.

- Estudo sugere que o parabeno encontrado em formulações dermatológicas se acumula no estrato córneo e pode influenciar na idade e diferenciação de queratinócitos 10 , isto é, promove o envelhecimento cutâneo.

- Podem causar dermatite de contato e sensibilidade por mecanismo desconhecido11.

- Potencializa a radiação UV, causando efeitos prejudiciais à pele quando exposta a luz solar 12

Silicone



Empregado como: promotor de espalhamento, suavidade e substantividade. Reduz a sensação pegajosa, estabiliza a espuma e melhora a absorção.

Nomes Técnicos: Ciclometicone e Dimeticone

Onde é encontrado: cremes, loções, protetor solar, maquiagem, antiperspirante, desodorante, shampoos e condicionadores.

Segundo os pesquisadores:

- Discute-se o potencial papel do silicone na doença de Alzheimer 13.


Triclosan

Empregado como: antisséptico e bacteriostático

Nomes Técnicos: cloxifenol, 2,4,4 – trichloro-2-hydroxy-diphenyl-ether, 5-chloro-2-(2,4-dichlorophenoxy)phenol

Onde é encontrado: desodorantes líquidos ou em barra, sabonetes líquidos, sabonetes antissépticos, produtos para banho, emulsões, shampoos, produtos para barbear, pastas de dente, entre outros

Segundo os pesquisadores:

- Mulheres em fase de amamentação não podem utilizar cosméticos contendo triclosan porque tal substância passa para o leite materno 14.
- O triclosan pode sofrer degradação pela luz solar formando uma substância cancerígena chamada diclorodibenzeno-p-dioxina 15.

Alumínio




Empregado como: adstringente e antiperspirante

Nomes Técnicos: cloreto de alumínio, tricloreto de alumínio

Onde é Encontrado: desodorantes e antiperspirantes

Segundo os Pesquisadores:

- O alumínio é um metal com número variável de elétrons na última camada e portanto é um gerador de radicais livres. Os radicais livres provocam o envelhecimento acelerado da pele provocando o aparecimento precoce de rugas. A intoxicação crônica por alumínio provoca anemia de difícil tratamento16. Alguns pesquisadores implicam o alumínio na doença de Alzheimer.

- Em ratos verificou-se que a intoxicação crônica por alumínio diminui a absorção de cálcio pelos rins 17. Nos seres humanos o uso contínuo do alumínio nos cosméticos possivelmente prejudique o tratamento da osteopenia e osteoporose na mulher.

Alquilfenol



Empregado como: tensoativo

Nome técnico: nonylphenol e octylphenol

Onde é Encontrado: shampoo, tintura de cabelo, creme de barbear e produtos de limpeza doméstica.

Segundo os pesquisadores:

- O alquilfenol é um disruptor endócrino que possui muitos efeitos adversos para a saúde humana. Possui efeitos estrogênicos mesmo em baixas concentrações20-23 e portanto pode desencadear doença fibrocística de mama, fibroadenoma de mama ou aumentar o risco de câncer de mama.

- Provoca aumento de produção de interleucina 4 e citocinas pró-inflamatórias de uma maneira dose dependente e assim aumenta a resposta alérgica e inflamatória. 18

- Elevada toxicidade para peixes, moluscos e crustáceos19

- Reduz a mobilidade dos espermatozóides, fecundidade e fertilidade em peixes.21
- Possui efeitos tóxicos sobre a reprodução e desenvolvimento em animais de experimentação.22

- Efeito embriotoxico em crustáceos dos produtos de metabolização dos alquifenois mesmo em baixas concentrações.24

- Na Europa está em andamento a regulamentação para diminuir o seu uso visando minimizar o impacto ambiental devido a sua toxicidade, ação estrogênica e ser substância altamente lipofílica, o que facilita a sua entrada na célula, aumentando ainda mais a sua ação prejudicial.23

PEG e seus derivados

Empregado como: emulsionantes, veículos, agente de consistência, fixadores de perfume, antiestáticos, solubilizante e umectante.

Nome Técnico: polietilenoglicol e polisorbato

Onde é encontrado: óleos de banho, cremes, loções, maquiagem, creme dental, shampoo, desodorante, sabonete e perfumes.

Segundo os pesquisadores:

- Trabalho da Dinamarca em 2006 alerta para o perigo de dermatite alérgica de contato com os produtos derivados do PEG utilizados nos cosméticos e no batom.25

- A presença de PEG na cera de depilação provocou uma verdadeira epidemia de dermatite de contato alérgica na França e na Bélgica em 2006.26

- Em congresso especializado concluiu-se que o uso do PEG-metacrilato deve ser restrito às unhas e nunca deve entrar em contato com a pele devido a dermatite de contato que geralmente provoca.27

- Outros trabalhos mostram que o PEG é relativamente seguro e minimamente irritativo nas peles normais. 28-29

- Dependendo do fabricante o PEG pode estar contaminado com diversos tipos de impurezas, incluindo: óxido de etileno,compostos aromáticos, dioxano e metais tóxicos como arsênico, cádmio, níquel e cobalto30

Óleo Mineral



Empregado como: emoliente e lubrificante

Nome Técnico: mistura de hidrocarbonetos parafínicos e naftalênicos. È a vaselina, parafina ou petrolato.

Onde é Encontrado: produtos cosméticos e filtros solares

Segundo os Pesquisadores:

- Estudo demonstra que o óleo mineral contido em formulações cosméticas pode induzir a artrite. 31

Conclusão
No mundo moderno em que vivemos estamos expostos aos mais diversos tipos de contaminantes prejudiciais a nossa saúde. Muitos deles são difíceis, ou simplesmente não podemos evitar.
Com esse artigo, não estamos propondo que as pessoas deixem de consumir cosméticos, que são tão importantes para o bem estar pessoal e para a saúde psicológica. Mas devemos nos precaver que certos cosméticos possuem xenobióticos prejudiciais a saúde, e procurar sempre ler o rótulo do cosmético para certificar-se que não possuem parabenos, óleo mineral, PEG, alquilfenol, alumínio, triclosan, silicone e formaldeído.
Atualmente dispomos de uma nova categoria de cosméticos, os chamados cosméticos orgânicos, que seguem uma filosofia onde se leva em conta fatores sócio-ambientais e sustentabilidade, além de serem isentos de todas as substâncias químicas maléficas à saúde citadas nesse artigo. Esses cosméticos são tão eficientes quanto os cosméticos tradicionais, sendo que as vantagens oferecidas são infinitamente maiores porque não produzem doenças.

retirado do site: http://www.medicinacomplementar.com.br/tema150508.asp

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Esfoliação Corporal



O hábito de esfoliar o corpo é milenar e proporciona inúmeros benefícios físicos e de relaxamento.
Remove suavemente as células mortas, impurezas que obstruem poros e é um estimulante da micro-circulação da pele.
A esfoliação do corpo é muito utilizada nos tratamentos para estimular a pele, eliminar suas toxinas e impurezas e desobstruir os canais energéticos.
Não consiste em apenas remover as impurezas e auxiliar na renovação das células, a esfoliação prepara a pele para receber tratamentos complementares, como a aplicação de loções hidratantes, melhorando sua absorção.
A esfoliação é feita com movimentos firmes, circulares que abrangem toda área a ser tratada. A esfoliação pode e deve ser feita no corpo todo.
O ideal é realizar a operação uma vez a cada 15 dias . Como a renovação celular ocorre a cada 45 dias , a esfoliação não deve ser feita com mais frequencia do que isso , pois pode retirar as células superficiais sem que as outras estejam maduras.
Cada tipo de pele pede um determinado tempo entre uma esfoliação e outra:
• Pele oleosa deve ter um intervalo de 7 ou 10 dias.
• Pele seca o intervalo é de 15 dias
• Pele normal pede um espaço bem maior entre as esfoliações.
Quais os principais benefícios?
• Contribui para o melhoramento da tonalidade natural e uniforme da pele.
• Melhora a circulação sanguínea.
• Estimula o sistema metabólico.
• Aumenta a capacidade e a eficiência do corpo no que toca à eliminação de toxinas.
• Prepara o corpo para o Verão, nomeadamente para a obtenção de um bronzeado bonito e uniforme.
• Devolve à pele um aspecto saudável, que ao toque parece acetinado.

É fundamental realizar uma boa hidratação após a esfoliação.

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Acelerando metabolismo com a manta térmica



Acelerando Metabolismo - Manta Termica

O que é?
É um equipamento de termoterapia. Este estimula e acelera o metabolismo, auxilia na eliminação de toxinas, na retenção de líquidos e aumenta a circulação local favorecendo a penetração de princípios ativos na pele.

Como funciona?
O aumento do calor interno promovido pela manta térmica, provoca o mecanismo chamado de termogênese, que ocasiona a “queima” de gordura e consequentemente à redução de medidas.

Indicação?

• Redução de medidas
• Celulite
• Destoxi-redução

Quanto tempo dura uma sessão?
Aproximadamente 40 minutos.

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

A acupuntura e o tratamento da obesidade




Um dos métodos naturais para emagrecimento é a Acupuntura, que não prevê o uso de medicamento e é de eficácia comprovada. A Acupuntura atua procurando restabelecer o equilíbrio perfeito das correntes elétricas do organismo.

Esta técnica começou há mais de 5 mil anos na China, e hoje está muito desenvolvida, até com a utilização de equipamentos eletrônicos. Devido à sua grande eficácia, a Acupuntura propagou-se em vários países, entre eles a Itália, Espanha, Inglaterra, EUA, URSS, Japão, Coréia, França e China.

A Acupuntura tem duas estratégias básicas para auxiliar na perda de peso. O método de tratamento mais tradicional consiste em considerar a obesidade como uma conseqüência de maus hábitos alimentares, podendo ser comparado ao tabagismo. Esse método utiliza a Aurículopuntura.

O tratamento de obesidade pela Aurículopuntura, consiste em implantar agulhas auriculares convencionais, presas com fita adesiva específica, que são trocadas semanalmente (o ideal é serem trocadas a cada 4 dias).

Alternativamente, podemos aplicar agulhas removíveis, utilizando como auxiliar no tratamento a acupressão, que consiste na aplicação de pequenas bolinhas metálicas ou sementes, fixas por fita adesiva no pavilhão auricular. O método alternativo utiliza um conjunto de pontos do corpo, escolhidos criteriosamente, de acordo com as necessidades terapêuticas do paciente.

Esses tratamentos devem ser realizados uma ou duas vezes por semana, de acordo com a evolução da terapia. Pessoas com tendência à obesidade podem experimentar um aumento de peso após o encerramento do tratamento com Acupuntura, devido aos seus hábitos alimentares incorretos, havendo grande chance de retornar à condição de peso inicial.

Assim, todo paciente deve rever completamente seu estilo de vida, seus hábitos alimentares, a retomada à prática de exercícios físicos, prevendo ainda, a repetição do tratamento algumas vezes no ano.

retirado do site: http://www.sitemedico.com.br/sm/materias/index.php?cat=69

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

AURICULOTERAPIA NA REDUÇÃO DE MEDIDAS CORPORAIS



A auriculoterapia usa-se de diagnósticos clínicos e complementares, para seus programas de tratamento. Sua técnica é mais simples que a da acupuntura sistêmica. A quase totalidade dos pontos do pavilhão auricular leva a denominação do órgão ou região do corpo sobre o qual tem efeitos reflexos. O presente estudo objetivou verificar os benefícios da auriculoterapia na redução de medidas. Trata-se de um estudo de caso; a amostra selecionada foi uma paciente com as seguintes características: 50 anos, sexo feminino, sedentária, não faz uso de reposição hormonal, não faz dieta alimentar, não usa nenhum tipo de medicamento. As variáveis antropométricas avaliadas foram: Abdome (cicatriz umbilical), Quadril (3cm
abaixo da crista ilíaca), Coxa (na maior medida), Panturrilha (na maior medida) e o peso. Esses dados fizeram parte de uma ficha de avaliação. As sessões ocorriam mediante aplicação de sementes de mostarda (método não invasivo) na orelha da paciente, unilateralmente, nos seguintes pontos: Shenmen, Rim, Simpático, Ansiedade 1,Ansiedade 2, Boca, Sistema Endócrino, Adrenal (supra-renal), Fome, Relaxamento Muscular, Intestino Grosso, Bexiga, Baço-pâncreas e Estômago mantidas até o próximo atendimento. Os atendimentos foram realizados durante cinco semanas, duas
vezes por semana, totalizando dez sessões. Os resultados obtidos foram positivos, a redução de peso foi de 3,85%. Conclui-se que o uso da auriculoterapia para
redução de medidas e de peso é eficiente
A acupuntura não é um procedimento emagrecedor em sua essência, mas contribui, a
partir do momento que ela atua em reduzir a ansiedade, equilibrar o Baço-Pâncreas, além de harmonizar as emoções durante o processo de emagrecimento como irritabilidade, tristeza, depressão e pensamentos obsessivos por comida. Com esses efeitos, denota-se neste trabalho que contribui para um procedimento emagrecedor.

extraido do artigo: AURICULOTERAPIA COMO RECURSO TERAPÊUTICO NA REDUÇÃO DE
MEDIDAS CORPORAIS: ESTUDO DE CASO. FACULDADE ASSIS GURGACZ. CASCAVEL 2008. SUZIELY APARECIDA ANTUNES

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Auriculoterapia




É um tratamento de acupuntura na orelha, uma prática pouco conhecida, mas que já vem sendo desenvolvida desde as antigas civilizações orientais. Sempre buscando soluções para nossas angústias e desconsolo, a medicina apresenta novas descobertas. Uma delas é a medicina alternativa, que para muitos pode parecer uma bobagem, mas não é bem assim.
Este tratamento terapêutico consiste na estimulação dos pontos cutâneos específicos da orelha, promovendo assim uma estabilidade interna do organismo. A Auriculoterapia é utilizada no tratamento do tabagismo, obesidade, enxaqueca, dores em geral, depressão, ansiedade, coluna e síndrome do pânico, dentre outras. Este tipo de medicina vem atraindo cada vez mais pessoas, que buscam tratamentos alternativos, sem muita dor e sem remédios químicos. Auriculoterapia utiliza apenas medicamentos homeopáticos, em especial feitos a base de flores, os chamados florais, que não possuem contra indicações.

A Auriculoterapia é desenvolvida para dar uma maior harmonia ao corpo, melhorando o equilíbrio do organismo. Mas deve-se lembrar que não cura todos os tipos de doenças. Não podemos falar em Aurículoterapia sem conhecer um pouco de acumpuntura. :

Acupuntura é um método de tratamento que equilibra o Qi, que é a Energia ou Força Vital. Pontos de Acupuntura,são pontos focais de Qi localizados em canais de energia ou pathways.Quando os fluxos de energia correm livremente por estes pathways a saúde é mantida. Quando este fluxo de energia é deficiente, excessivo ou bloqueado, saúde é rompida, o que resulta em enfermidade ou dor.Colocando-se micro-agulhas em pontos específicos de Acupuntura, o Qi do corpo pode ser restabelecido, colocado em equilíbrio e o fluxo de energia devolvido ao normal.Acupuntura pode ser usada para tratar problemas agudos ou crônicos e também como tratamento preventivo.A acupuntura trabalha com o corpo e aumenta a vitalidade global e Energia. A acupuntura é uma técnica de tratamento que consiste no estímulo de pontos determinados da superfície da pele. Neste processo são utilizados micro-agulhas descartáveis. São também utilizadas, as ventosas (ventosoterapia), como também môxa (moxabustão), as quais são preparadas à partir da erva Artemísia e também pressão (DO-IN), Ultra-som, estimulação cutânea, raio luminoso, eletricidade, campo de energia.

Pela medicina chinesa, seria devido ao restabelecimento dos canais de energia do corpo (meridianos), levando a um equilíbrio e harmonia do corpo. Pela medicina ocidental, sabe-se que o estímulo dos pontos leva à produção de substâncias que teriam ação sobre receptores do sistema nervoso (eurotransmissores e neuromediadores), e que o resultado final seria a normalização das funções alteradas. A acupuntura tem também ação anti-inflamatória por estimular a produção de corticóides pela glândula supra-renal. A acupuntura é mais que um analgésico, combatendo a dor através da resolução do processo inflamatório que a causa.Há similariedades entre os efeitos da acupuntura e os obtidos pela serotonina, que é um neuromediador produzido pelo nosso cérebro.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Cremes anticelulite têm resultados modestos em testes




Cremes anticelulite não fazem milagre, é claro. Mas podem, sim, melhorar o aspecto e a textura da pele alterada por esses detestados depósitos de gordura no tecido subcutâneo.

A Pro Teste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor) comparou a eficácia dos cremes das marcas Avon, L'Oréal, Natura, Nivea, O Boticário e Vichy. Segundo a pesquisa, o produto com melhor desempenho foi o Vichy Liposyne, que já saiu de linha, mas ainda é encontrado em farmácias.
Beleza

De acordo com o teste, 65% das voluntárias que usaram o creme da Vichy por 60 dias tiveram redução média de 16% da celulite, contra menos de 10% de redução observada com o creme da Natura, que teve o segundo melhor desempenho.

Segundo a química Marina Jakubowski, 29, pesquisadora da Pro Teste responsável pela avaliação, o motivo para o bom resultado do

Redução de medidas - Um efeito colateral benéfico dos cremes foi a redução de medidas. O Renew Clinical Tri-Laser Corretor, da Avon, eliminou dois centímetros no diâmetro das coxas das mulheres. A média de redução de medida alcançada com os seis produtos foi de um centímetro.



A Pro Teste fez uma ressalva em relação aos textos estampados nas embalagens de todos os produtos avaliados. Esses textos, em geral, citam pesquisas que teriam comprovado a eficácia do cosmético. Mas, segundo a associação, os testes feitos pelas empresas se baseiam em questionários respondidos por voluntárias, o que a Pro Teste considera "subjetivo".
Na pesquisa da Pro Teste foram usados aparelhos para medir a celulite nas mulheres.
A entidade também submeteu as voluntárias a questionários, para provar que as respostas não correspondem aos resultados numéricos. Todos os cremes foram avaliados de maneira muito parecida nos questionários, embora os resultados de cada marca tenham sido muito diferentes nas medições realizadas por aparelhos.
As empresas foram procuradas pela reportagem, e afirmaram que fazem testes científicos com os seus produtos.
Para a química responsável pelo teste, a aplicação de cremes anticelulite pode funcionar como um "tratamento de choque" para melhorar o aspecto da pele, mas o mais importante é manter a alimentação balanceada e usar hidratantes, massageando a pele e estimulando a circulação

Fonte :Folha de São Paulo

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Drenagem Linfática em Gestantes




A importância da drenagem linfática durante a gestação

A gestação é um período em que a mulher passa por grandes transformações físicas e emocionais. Conviver bem com essas mudanças é imprescindível para a saúde da mãe e do bebê. Durante a gestação as alterações hormonais essenciais à gestação promovem a reabsorção de sódio, causando a retenção hídrica. A gestante tem um aumento de 30% a 50% do volume sanguíneo, podendo reter até 8 litros de água acima do normal. Este acúmulo de líquido é responsável pelo desconforto, inchaço e sensação de peso nos pés e pernas.

A drenagem linfática manual é o tratamento mais indicado para as gestantes. É uma massagem suave e lenta que estimula o sistema linfático. Ativa a circulação sanguínea, ajuda a diminuir a retenção de líquido e os inchaços, promovendo hidratação da pele, melhora do sistema imunológico e eliminação de toxinas pela urina. Além destes benefícios, a drenagem linfática proporciona sensação de bem-estar por promover relaxamento.

Os movimentos são delicados e suaves, pois os vasos linfáticos encontram-se na primeira camada da pele.

As sessões de drenagem linfática podem ser realizadas a partir das primeiras semanas de gestação, uma vez autorizadas pelo obstetra. São indicadas de uma a duas sessões por semana, com duração de aproximadamente uma hora.

É importante que o tratamento seja realizado por um profissional qualificado, que tenha conhecimento sobre o sistema linfático e as mudanças fisiológicas que ocorrem no organismo durante a gravidez.

fonte: http://www.saudelazer.com/index.php?option=com_content&task=view&id=2776&Itemid=49

Drenagem Linfática



Aos poucos o Fisioterapeuta vêm ganhando espaço nas mais diversas as áreas da saúde
em nosso país. Atualmente, algumas Universidades brasileiras adicionaram a
fisioterapia dermatofuncional à formação acadêmica do Fisioterapeuta. Esta nova
especialidade proporciona, ao Fisioterapeuta, um maior conhecimento do nosso maior órgão, a pele,
permitindo assim uma melhor interação deste profissional com a mesma. A utilização dos recursos
físicos: luminosos, térmicos e elétricos e a massoterapia, de domínio fisioterapêutico, foram
adaptados a esta nova especialidade.
Dentre os recursos acima citados enfocarei a drenagem linfática, que pode ser aplicada
manualmente ou através de eletro estimulação. Nesta técnica estimulamos o sistema linfático,
responsável pela defesa do organismo e pela organização das águas internas do nosso copo. É
importante lembrar que apresentamos, em média, 75% (setenta e cinco porcento) de água na nossa
composição corporal.
Após analisar cuidadosamente o funcionamento do sistema linfático durante a aplicação destes
dois procedimentos, considero hoje, a drenagem linfática manual mais eficaz que a realizada por
meio de eletro-estimulação.
A drenagem linfática manual, por trabalhar diretamente sobre os linfonodos, favorece um
maior controle da captação e evacuação da linfa, o que não ocorre na drenagem realizada por meio de
eletro-estimulação, que estimula os linfonodos à distância, através de contrações musculares. Não
havendo contato direto com o sistema que está sendo trabalhado.
Sendo assim, a eletro-estimulação pode proporcionar uma maior captação que evacuação da
linfa em pacientes que apresentem distúrbios linfáticos, favorecendo o engurgitamento ganglionar,
dificultando o funcionamento deste sistema. Por este motivo e, pelo fato da eletro-estimulação ser
extremamente desagradável, acho prudente não utilizar este método em pacientes que apresentam
linfedema significativo, em especial em pacientes que se encontram no pós-cirúrgico. No entanto, a
má indicação para o uso da eletro-estimulação no pós-cirúrgico é fato corriqueiro.
Estas técnicas podem ser utilizadas pelo fisioterapeuta tanto na fisioterapia dermatofuncional
como também, previamente, ao tratamento fisioterapêutico direcionado a uma disfunção, seja ela
cardio-circulatória, traumo-ortopédica, neurológica, dentre outras.

fonte: Artigo referente à Drenagem Linfática publicado no Jornal do
CREFITO-1, edição de setembro/2002
http://www.dee.ufcg.edu.br/~leocarlo/anapaula/_private/artigocrefito.pdf

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

não ao ato médico!



[RESPOSTA DE UM FISIOTERAPEUTA AO ATO MÉDICO!]
Resposta de um fisioterapeuta ao ATO MÉDICO!

"Caros senhores favoráveis ao Ato Médico,
Se o grande problema é "prescrever", por favor, preciso que me prescrevam um tratamento fisioterapêutico para um paciente de 45 anos com uma tendinopatia crônica do tendão do músculo supra-espinhoso, apresentando calcificação no tendão. Ele apresenta história ocupacional de trabalho com elevação dos >membros superiores acima do nível da cabeça (é vendedor de loja de roupas).

Como é ex-jogador de voleibol, desenvolveu lesão do nervo supra-escapular, >que culminou numa atrofia do músculo infra-espinhoso. Devido a distúrbios hormonais, desenvolveu osteoporose. Na avaliação, apresentou restrição da mobilidade da cápsula posterior do ombro, fraqueza dos músculos rotadores internos do úmero (grau 3), além de fraqueza de serrátil anterior e trapézio
fibras inferiores (graus 4 para os dois músculos). A articulação esterno-clavicular também tem sua mobilidade diminuída.
O que devo fazer, Dr.? Como posso fazer para restaurar a mobilidade da articulação? O que é mais indicado: mobilização articular ou alongamento? No caso de ser mobilização, que grau devo utilizar? No caso de ser alongamento, é preferível o alongamento ser estático ou balístico? Ou seria melhor utilizar de contração-relaxamento? Qual o tempo adequado de manutenção do
alongamento? Ou será que é tudo contra-inidcado, devido à osteoporose?

Com relação ao fortalecimento dos rotadores internos do úmero, qual exercício seria mais indicado para fortalecer o músculo sub-escapular, importante na estabilização dinâmica da articulação gleno-umeral? Devo usar thera-band, halteres, resistência manual ou simplesmente realizar exercícios ativos livres?
Com relação ao serrátil anterior qual exercício seria mais indicado?
Push-ups? Protração resistida? Exercícios ativos apenas, simulando atividades funcionais e procurando evitar movimentos escapulares anormais?
Tudo isso? Nada disso? E se ele utilizar de compensações para a realização dos exercícios, como devo proceder?
Com relação ao trapézio inferior, é melhor fazer o exercício contra ou a favor da gravidade? Devo ou não utilizar de movimentos ativo-assistidos?
Qual o melhor exercício? Existe tal exercício?
No caso da restrição da articulação esterno-clavicular, é necessário corrigir essa alteração de mobilidade? Se for, é possível corrigí-la? Como proceder. Tem contra-indicações ou precauções?

Não podemos esquecer de tratar também o tecido lesado (tendão do supra-espinhoso). Ele apresenta dor moderada ao elevar o membro superior D acima de 90 graus, que diminui a praticamente zero ao abaixar o braço. É necessára analgesia? Se for, que forma TENS? Qual a modulação (frequência, comprimento de onda, duração e intensidade)? Ou será que crioterapia é melhor? Em qual forma de aplicação? Por quanto tempo? Ou será que nenhuma analgesia é necessária?
O que posso fazer para estimular o reparo do tendão? US q(uantos MHz? Quantos W/cm2? Por quanto tempo? Onde aplicar?), Laser (qual a intensidade? duração? tem contra-indicações?), exercícios (excêntricos, concêntricos, isométricos, resisitidos, livres? quantas séries e repetições? Qual o intervalo entre séries? Quantos RM? Devo fazer todos os dias ou não? É
contra-indicado exercício?).
Como posso fazer um exercício para supra-espinhoso?
Por favor, repassem essa mensagem com urgência para todos os médicos com competência para me ajudar, pois estou com o paciente afastado do trabalho por invalidez e continuo aguardando a "prescrição médica da fisioterapia", já que sem a "prescrição médica", segundo o ato médico, não posso fazer nada $e nós todos os brasileiros, inclusive os médicos estamos pagando para ele não trabalhar. Não deixemos esse afastametno virar aposentadoria!
Concluindo: Sim ao ato médico, desde que os médicos estudem na faculdade todo o conteúdo que outras 13 profissões da área de saúde têm em seu currículo.

Marco Tulio Saldanha dos Anjos
Fisioterapeuta
CREFITO-4 51246-F

terça-feira, 27 de outubro de 2009

MOBILIZAÇÃO NACIONAL PELA DIGNIDADE DA FISIOTERAPIA.




Olá amigo fisioterapeuta!

Quantas vezes revoltados com o valor que recebemos pelo nosso atendimento não nos perguntamos:

"Será que NINGUÉM NUNCA vai fazer NADA a respeito?"

Pra parte do Nunca tem uma resposta: Esse dia chegou - 25/11/09 em Brasília.

Pra parte do Nada tem uma resposta: MOBILIZAÇÃO NACIONAL PELA DIGNIDADE DA FISIOTERAPIA.

Pra parte do Ninguém fica a pergunta: Vc também estará lá?

A presença de cada um é essencial!!!!

Saiba mais no site http://www.paralisacaofisio.gratix.com.br/

Sou organizadora do evento no ES (juntamente com o bruno alexandre), duvidas entre em contato.


25/11 - Dia da mobilização em Brasília, em frente as dependências da OAB.

(Ao mesmo tempo da mobilização, estarão em reunião a OAB, ANS e o COFITO)

Objetivos da Mobilização Nacional pela Dignidade da Fisioterapia

- Chamar a atenção da Mídia e do Poder Público para a situação atual da Fisioterapia Brasileira;

- Exigir a adoção imediata do RNHF – Referencial Nacional de Honorários Fisioterapêuticos;

- Mostrar a união e a força da classe pressionando desta forma para que atitudes de dignifiquem a profissão sejam tomadas;

- Apoiar as entidades representativas da profissão, como o COFFITO, nos espaços que se fizerem necessários: reuniões com a ANS, com as operadoras de saúde complementar, com o Ministério da Saúde, com representantes dos Poderes;

- Lutar pela aprovação do PL 5393/09 que dispõe sobre o piso salarial da Fisioterapia e Terapia Ocupacional

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

A fisioterapia no Câncer de mama.




Durante a terapia adjuvante e no seguimento, deve-se priorizar a prevenção e minimização das complicações, sejam elas linfáticas, posturais, funcionais e/ou respiratórias. As recomendações para a prevenção, diagnósticas e tratamento do linfedema são apresentadas no documento de consenso abaixo relacionado.

Para o controle dos sintomas álgicos, as pacientes devem realizar exercícios domiciliares, manobras ativas de relaxamento muscular e auto-massagem no local cirúrgico. A atividade física deve ser recomendada, sendo contra-indicado o uso do braço em movimentos rápidos e de repetição, assim como atividades com carga.

A atuação do fisioterapeuta deve ser iniciada no pré-operatório, objetivando conhecer as alterações pré-existentes e identificar os possíveis fatores de risco para as complicações pós-operatórias, e quando necessário, deve ser instituído tratamento fisioterapêutico nesta etapa, visando minimizar e prevenir as possíveis seqüelas. No pós-operatório imediato, objetiva-se identificar alterações neurológicas ocorridas durante o ato operatório, presença de sintomatologias álgicas, edema linfático precoce, e alterações na dinâmica respiratória.

A fisioterapia precoce tem como objetivos prevenir complicações, promover adequada recuperação funcional e, conseqüentemente, propiciar melhor qualidade de vida às mulheres submetidas à cirurgia para tratamento de câncer de mama.

Os programas de reabilitação no pós-cirúrgico das pacientes submetidas à mastectomia ou a tratamento conservador com dissecção axilar são parcialmente descritos na literatura do ponto de vista da especificação dos exercícios realizados. Existem programas estruturados em contrações isométricas da musculatura do ombro, braço e mão, nos quais a paciente é instruída a levantar, com as mãos unidas, em flexão, abdução e rotação do ombro até o limite de dor; em outros em que a paciente é estimulada a realizar exercícios ativo-livres em todos os movimentos fisiológicos do ombro.

Há, também, terapias em que são indicados os exercícios como subir com os dedos pela parede até o limite máximo de flexão e abdução, pentear os cabelos, fazer roda de ombro e rotação do braço, entre outros. Existem propostas baseadas em alongamento e fortalecimento, com exercícios rítmicos de cabeça, pescoço, tronco, membros superiores e inferiores. Outros programas consistem de exercícios pendulares, exercícios de escalada do braço na parede e polias.

Wingatedescreve o tratamento incluindo exercícios ativo-assistidos progredindo para exercícios ativo-resistidos, facilitação neuromuscular proprioceptiva e atividades funcionais, além de orientações para casa.

Molinaro et al. defendem um protocolo de exercício baseado em movimentos naturais, acompanhados de música, para desenvolver flexibilidade, coordenação e amplitude de movimento do ombro.

Os resultados do tratamento do linfedema com técnicas fisioterapêuticas como drenagem linfática manual, enfaixamento compressivo funcional, vestimentas elásticas, exercícios e orientações de autocuidados e automassagem, utilizadas para o tratamento do linfedema revelam-se como bons, melhores e mais rápidos do que outros métodos não invasivos para o tratamento do linfedema.

fonte: http://www.webartigos.com/articles/16629/1/a-fisioterapia-no-cancer-de-mama/pagina1.html

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Prevenção do câncer pela alimentação




Prevenção do câncer pela alimentação

(John Hopkins Hospital)

DEPOIS DE ANOS DIZENDO ÀS PESSOAS QUE A QUIMIOTERAPIA É O ÚNICO CAMINHO A TENTAR (TENTAR É A PALAVRA CHAVE) PARA ELIMINAR O CÂNCER, O HOSPITAL JOHN HOPKINS ESTÁ FINALMENTE COMEÇANDO A DIZER-LHES QUE HÁ UM CAMINHO ALTERNATIVO.

Atualização em câncer pelo John Hopkins Hospital

1 Todas as pessoas têm células cancerosas no corpo. Estas células não aparecem nos testes-padrão até que tenham se multiplicado e atingido o número de alguns bilhões. Quando os médicos dizem aos pacientes de câncer que não há mais células cancerosas nos seus corpos depois do tratamento, isto quer apenas dizer que os testes são incapazes de detectar as células cancerosas porque não atingiram o número detectável.

2. Células cancerosas ocorrem de 6 a mais de 10 vezes ao longo da vida das pessoas.

3. Quando o sistema imunológico da pessoa está forte, as células cancerosas são destruídas e impedidas de se multiplicar e formar tumores.

4. Quando uma pessoa tem câncer, isto indica que ela tem múltiplas deficiências nutricionais. Estas podem ser decorrentes de fatores genéticos, do meio ambiente, da alimentação e do estilo de vida.

5. Para superar as múltiplas deficiências nutricionais, mudanças na dieta e a inclusão de suplementos fortificarão o sistema imunológico.

6. Quimioterapia envolve o envenenamento das células cancerosas de rápido crescimento e também destrói células saudáveis também de rápido crescimento da medula óssea, do trato gastrointestinal etc, e causar danos a órgãos com o o fígado, os rins, coração, pulmões etc.

7. A radiação enquanto destrói células cancerosas, também queima, deixa cicatrizes e danifica células sadias, tecidos e órgãos.

8. Os tratamentos iniciais com quimioterapia e radiação freqüentemente reduzirão o tamanho do tumor. Contudo, o uso prolongado da quimioterapia e da radiação não resultará em maior destruição do tumor.

9. Quando o corpo tem uma carga muito grande de toxinas da quimioterapia e da radiação, o sistema imunológico é ou com prometido, ou destruído. Em conseqüência a pessoa pode sucumbir por várias espécies de infecções e com plicações.

10. Quimioterapia e radiação podem ocasionar mutações nas células cancerosas, tornando-as resistentes e difíceis de destruir. A cirurgia também pode espalhar as células cancerosas para outros lugares.

11. Um meio eficaz de com bater o câncer é fazer as células cancerosas passarem fome, não lhes dando os alimentos de que necessitam para se multiplicar.

AS CÉLULAS CANCEROSAS SE ALIMENTAM DE:

1. O açúcar é um alimentador de câncer. Ao eliminar o açúcar é cortada uma importante fonte de alimentação para as células do câncer. Substitutivos do açúcar com o Nutra Sweet, Equal, Spoonful, etc são feitos com Aspartame que é prejudicial. Um substituto natural melhor seria mel Manuka ou melado, mas somente em pequenas quantidades. Sal de mesa tem uma substância química adicionada para lhe dar a cor branca. Melhor alternativa é ´Bragg's aminous (?) ou sal marinho.

2. O leite faz o corpo produzir muco, especialmente no trato gastro-intestinal. O câncer se alimenta de muco. Cortar o leite e substituí-lo por leite de soja sem açúcar faz com que as células do câncer morram de fome.

3. As células de câncer prosperam em ambientes ácidos. Uma dieta a base de carne é ácida e é melhor com er peixe e galeto em vez de carne de vaca ou de porco. Carne bovina também contém antibióticos para o gado, hormônio do crescimento e parasitas, que são prejudiciais, especialmente para pessoas com câncer.

4. Uma dieta com 80% de vegetais frescos e sucos, grãos integrais, sementes, nozes e um pouco de frutas ajuda a colocar o corpo num ambiente alcalino. Cerca de 20% podem ser de alimentos cozidos inclusive feijões. Sucos de vegetais frescos proporcionam enzimas vivas que são facilmente absorvidas e descem até o nível celular dentro de 15 minutos para nutrir e estimular o crescimento das células sadias. Para obter enzimas vivas para formar células sadias experimente e beba sucos de vegetais frescos (a maioria dos vegetais inclusive brotos de feijão) e com a alguns vegetais crus 2 ou 3 vezes ao dia. As enzimas são destruídas a temperatura de 40º C (104° F).

5. Evite café, chá e chocolate, que contêm muita cafeína. Quanto à água - é melhor tomar água purificada, ou filtrada, para evitar toxinas conhecidas e metais pesados da água de torneira. Água destilada é ácida, evite-a.

6. A proteína da carne é de difícil digestão e exige um monte de enzimas digestivas. Carne não digerida ao permanecer no intestino apodrece e conduz a um aumento das toxinas.

7. As paredes das células cancerosas têm uma cobertura de proteína dura. Evitar ou com er menos carne libera mais enzimas para atacar as paredes de proteínas das células cancerosas e possibilita que as células matadoras do corpo destruam as células cancerosas.

8. Alguns suplementos constroem o sistema imunológico (IP6, Flor-ssence, Essiac (???), antioxidantes, vitaminas, minerais EFAs (?) etc.) para possibilitar às células matadoras do próprio corpo destruir as células cancerosas. Outros suplementos, com o a vitamina E, são conhecidos por acarretar apoptose, ou seja morte programada de células, método normal do corpo de desfazer-se de células danificadas, indesejadas ou desnecessárias.

9. O câncer é uma doença da mente, do corpo e do espírito. Um espírito preventivo e positivo ajudará ao guerreiro do câncer a ser um sobrevivente. A ira, o não perdoar e a amargura colocam o corpo num ambiente de tensão e acidez. Aprenda a ter um espírito amoroso e de perdão. Aprenda a relaxar e desfrutar da vida.

10. As células cancerosas não prosperam em um ambiente oxigenado. Exercícios diários e respiração profunda ajudam a proporcionar mais oxigênio para o nível celular. A terapia com oxigênio é outro meio empregado para destruir células cancerosas.

Nenhum recipiente de plástico no microondas.

Nenhuma garrafa de água no 'freezer'.

Nenhum envoltório de plástico em microondas.

John Hopkins recentemente mandou isto em um dos seus com unicados à imprensa. Esta informação está também circulando no Centro Médico Walter Reed, do Exército.

A substância química dioxina causa câncer, especialmente câncer do seio.

As dioxinas são altamente venenosas para as células dos nossos corpos.

Não congele garrafas plásticas com água, pois isto libera dioxinas do plástico.

Recentemente o Dr Edward Fujimoto, Gerente do Programa de Bem-Estardo Hospital Castle, esteve num programa de TV para explicar este risco para a saúde. Ele falou sobre as dioxinas e o quanto elas são ruins para nós. Ele disse que não devemos aquecer nossos alimentos no microondas usando vasilhas de plástico.

Isto se aplica especialmente para os alimentos que contenham gordura. Ele disse que a com binação de gordura, alta temperatura e plásticos libera dioxinas para os alimentos e, finalmente, para dentro das células do corpo.

Em lugar dos plásticos ele re com enda usar vidro, tais com o Corning Ware, Pyrex ou vasilhas de cerâmica para aquecer os alimentos.
Obtêm-se os mesmos resultados, mas sem a dioxina para coisas com o receitas de TV (TV dinners), macarrão de cozimento rápido e sopas, etc., eles devem ser removidos da embalagem e aquecidos em outro recipiente.

Papel não é ruim, mas não se sabe o que o papel contém. Simplesmente, é mais seguro usar vidro temperado. Ele nos lembra que algum tempo atrás, alguns dos restaurantes de com ida rápida (fast food) abandonaram recipientes de espuma e passaram para papel. O problema das dioxinas foi uma das razões.

Ele também ressaltou que envoltório plástico, com o o filme plástico, é também tão perigoso quando colocados sobre os alimentos a serem cozidos em microondas. Com o alimento sob a ação da microonda, a alta temperatura acarreta que efetivamente toxinas venenosas evaporem do envoltório plático penetrem no alimento. Como substituto, cubra o alimento com toalha de papel.

retirado do site: http://www.bioequilibrium.com.br/

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Quick Massage



A quick massage ou massagem expressa, foi criada em Nova York pelos japoneses, ao notaram que no dia a dia do maior centro comercial do mundo, pessoas andavam estressadas e sem tempo para realizar uma secção completa de massagem.
Ela utiliza técnicas criadas a partir das massagens Shiatsu e Tui-ná.
Indicações:redução do stress,prevenção de desconfortos musculares,cansaço,desânimo.
É uma massagem rápida, com duração de 15 minutos, aplicada no próprio ambiente de trabalho, sem necessidade de roupas apropriadas nem óleos.
Ela enfatiza o relaxamento muscular das regiões cervical, dorsal e membros superiores, desbloqueio das tensões musculares, melhora a postura e o fluxo energético do corpo.
A Quick Massage é aplicada com a pessoa numa cadeira especialmente elaborada, fazendo-se pressões com a polpa dos dedos, palmas das mãos e cotovelos , proporcionando alívio imediato das tensões.

Principais benefícios da Quick Massage:
Aumenta a produtividade
Aumenta a concentração e motivação
Alivia a tensão muscular
Reduz a ansiedade e irritação
Melhora a disposição
Melhora o humor
Ativa a circulação do sangue
Melhora a qualidade respiratória
Provoca a redução de quadros álgicos (dor)
Produz a sensação de calma e paz interna

retirado do site: http://www.drsergio.com.br/ergonomia/quick.html

sábado, 19 de setembro de 2009

Automassagem Relaxante

Esta massagem relaxante proporciona uma sensação de bem-estar e alivia as contraturas musculares, que provocam dores e desconforto. Aprenda para fazer em outra pessoa ou para ensinar outra pessoa a fazer em você.

1-Massageie a região dolorida ou com contraturas realizando movimentos circulares com o polegar.


2-Exerça uma leve pressão da cintura até a coxa, alternando as mãos.


3-Faça movimentos circulares com a palma da mão apoiada sobre a coxa.


4-Com a mão aberta, faça uma massagem ao longo do braço, do ombro até o pulso, exercendo uma leve pressão.


5-Apóie os polegares das duas mãos sobre a coluna vertebral e faça movimentos ascendentes e descendentes.


Fonte: Internet

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

EFEITOS OBTIDOS COM A APLICAÇÃO DO ULTRA-SOM NO TRATAMENTO DO FIBRO EDEMA GELOIDE – FEG (CELULITE)

O fibro edema gelóide (FEG), popularmente conhecido como “celulite” é um problema que
acomete muitas mulheres, podendo proporcionar, além de transtornos estéticos, problemas
álgicos, psicológicos e sociais. O objetivo desse trabalho foi analisar o efeito do ultra-som
terapêutico sobre o FEG. Para isso foi realizada uma pesquisa quase experimental do tipo
estudo de caso, sendo estudada uma paciente do sexo feminino, 21 anos de idade, cor branca,
52 quilos, 1,58 metros, nuligesta, aparecimento do FEG na adolescência, graus 1 e 2 nas
regiões glútea e superior da coxa. Foram utilizados ficha de avaliação, registro fotográfico e
uma escala de opinião. A paciente foi submetida a 20 sessões de aplicação do ultra-som, 0,6
w/cm², 3 MHz, modo contínuo, na região dos glúteos e porção superior das coxas. Ao final do
tratamento, observou-se redução do FEG grau 1 e 2 e a paciente referiu estar satisfeita com os
resultados. Assim, o ultra-som mostrou-se como um recurso eficaz no tratamento do FEG.
Sugere-se conciliar ao tratamento com o ultra-som, uma prática de atividade física, dieta
alimentar e drenagem linfática.



fonte: http://www.fisio-tb.unisul.br/Tccs/02b/elaine/artigoelainepickleroenning.pdf

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Cremes para Rejuvenescimento




Cremes para rejuvenescimento
O que existe de eficaz para tornar a pele mais jovem

Com o envelhecimento ocorre uma diminuição geral do metabolismo do organismo. A gordura da face diminui, os músculos faciais enfraquecem levando a flacidez, a pele afina, as fibras colágenas e elásticas já não têm tanto efeito firmador, a circulação periférica diminui, os radicais livres lesam as células. Vários cremes podem ser usados, cada um em diferentes níveis.
A receita da juventude também inclui hábitos saudáveis de vida, sono regular, alimentação equilibrada e principalmente alegria. Durante o Congresso Americana em Nova Orleans e o Congresso Mundial em Paris, foi mostrado o que existe de mais moderno e efetivo em rejuvenescimento. Produtos manipulados são personalizados e podem conter princípios ativos em maior concentração, mas os cosméticos do mercado estão excelentes e oferecem uma grande ajuda para driblar os efeitos do tempo.
Conheça os cremes mais usados
Retinóides tópicos: Estimulam a proliferação da pele e formação de colágeno novo, responsável pela distenção e elasticidade da pele. O ácido retinóico clássico (manipulado ou já pronto como Retin-A, Retinova ou Vitanol), apesar de ser antigo ainda é o melhor tratamento para foto-envelhecimento, manchas senis e asperezas cutâneas. Esses cremes são irritantes no início de seu uso, e devem ser utilizados gradativamente, em noites alternadas. Deve-se parar dois dias antes de tomar sol.
Existem outros retinóides menos irritante para a pele que não são tão incompatíveis com o sol e que também são eficazes, como a isotretinoina (Isotrex), adapalene (Differin) e o retinol ou retinaldeido (Healthy Skin anti-Wrinkle da Neutrogena, Radicaline Noturno Intensivo da Pierre Alexander, Phenomen-A da Christian Dior, Vitactive do Boticário, Ystheal Plus da Avene).
Vitamina C: É um potente anti-radical livre, ajuda a recuperar as células dos danos do sol, hidrata e dá brilho à pele. Os cremes à base de vitamina C podem ser manipulados na forma de VCP-Mg, uma forma mais estável. Também existem as fórmulas prontas em produtos como o Activ C (La Roche Posay), Chronos Gel C (Natura), Reti-C Concentré (Vichy), Force AC (Helena Rubinstein).
Dimetilaminoetanol ou Dmae: O dimetilaminoetanol é encontrado naturalmente em peixes como anchova, sardinha e salmão. Eleva os níveis de colina, substância que estrutura as fibras musculares. Com mais colina os músculos ganham mais tônus e ficam firmes. É necessário pelo menos 4 meses de tratamento para obter resultados visíveis. Pode ser usado associado a Tirosina, hormônio tireoideano que potencializa o Dmae com Vitamina C, Estrogênios etc. Pode ser manipulado com receita médica a 5% para a face e a 15% para áreas flácidas no corpo.
Isoflavona da soja: Coadjuvante no tratamento rejuvenecedor em pessoas que não podem usar o estradiol Pode ser manipulado. Está na fórmula dos cremes Millenium Energist Revitalizing Emulsion (Elizabeth Arden), Collagenist (Helena Rubinstein), Soin Super Raffermissant (Orlane), Novadiol (Vichy).
Adenin furfuryladenina: É um fito hormônio, semelhante àquelas gotinhas que colocamos em violetas para darem flores mais tempo. Na pele, diminui seu afinamento, que acontece com a idade, dá brilho e hidrata. Pode ser manipulado, mas foi agora recentemente lançado como Kinerase.
Hidratantes: Impedem a evaporação da água da pele, como a glicerina, o silicone e aqueles que absorvem água para as células, como a uréia (Nutraderm), o lactato de amônia (Lactrex), as ceramidas, o ácido lático e o hialurônico.
Firmadores: Formam películas que esticam temporariamente a pele, causando efeito tensor e estimula produção do colágeno responsável pela sustentação dos tecidos. Não são milagrosos, porque não conseguem atingir camadas muito profundas da pele, onde ficam as fibras elásticas. São à base de proteínas de trigo, soja e extratos marinhos vegetais, como o Densité Lift (Biotherm), Precision Lift Serum Extrême (Chanel), Rénergie Intense Lift (Lancôme), Renew Force Extra (Avon).
Antioxidantes: Vitaminas C e E , coenzima Q10, polifenóis da uva e o chá verde.
Tratamento através dos anos
Como as necessidades da pele mudam com o passar dos anos, a formulação e a finalidade dos cosméticos também mudam para atender essas diferenças. Por isso, vão aqui algumas dicas de acordo com a idade.
Criança até 10 anos:: Começamos envelhecer quando nascemos, e tomamos os primeiros raios solares. Por isso, sempre usar filtro solar especial (que não arde nos olhos). Temos no mercado o Sundown, o Episol Infantil e o Minnesol.
Adolescente: Sempre tem tendência para cravos e espinhas, por isso, sugerimos:
• Manhã: Filtro solar em gel (olhar na fórmula, deve estar escrito oil free, não comedogênico, não oleoso ou para pele acneica).
• Noite: Retinóide tópico, pois além de evitar cravos e espinhas já começa a prevenir o envelhecimento.
Adolescente com pele seca, deve usar Vit C local na forma de gel ou extrato fluido, porque hidrata e dá brilho.
Entre 20-30 anos:
• Pele Seca: Evitar sabonetes. Limpar com loção a base de azuleno.
- Noite: Vitamina C em creme ou algum retinóide tópico em creme.
- Manhã: Sempre filtro solar hidratante.
• Pele Sensível:
- Manhã: Filtro solar dá muita alergia, experimentar alguns hipoalergênicos como Cetaphil Hp, Spectraban T, Hidrafiloou Minnesol.
- Noite: Vitamina C ou algum hidratante. Cuidado porque os retinóides podem causar irritação.
• Pele Oleosa: Pode usar sabonetes, como Dove ou Theracne Sabonete Espuma, filtros solares sempre em gel, como Hidrafil Gel, Fluide Hydratant Biopur (Biotherm), Plénitude Activ Futur (LOreal), Spectraban T. Usar hidratante sempre oil free ou não comedogênico.
Após 40 anos: Com a diminuição do estrógeno e o afinamento progressivo da pele, o cuidado deve ser especial. Apesar da polêmica recente, a reposição hormonal em dermatologia é muito importante. Normalmente a pele já está seca, devendo-se usar durante o dia cremes mais gordurosos e pela manhã hidratantes com filtros solares.
• Manhã: Antes do filtro solar, usar cremes com estrógenos ou isoflavona ou adenin (provocam espeçamento da epiderme) + Vitamina C (que é anti-radicais livre) + DMAE (firmador) + Filtro solar. Podem ser manipuladas fórmulas que contenham todos estes componentes ou usar cada um isoladamente. Dar preferência para filtros solares com FPS altos (Helioblock 60 se existe tendências para manchas de sol) ou outros que sejam hidratantes e com FPS maior que 20.
• Noite: Reaplicar os produtos e no lugar do filtro usar um retinóide.
Valorizamos muito a medicina preventiva. As pessoas que começaram a se tratar mais cedo, realmente parecem mais jovens. Acredita-se que a nossa vida média muito breve será de 150 anos. Por isso, devemos começar a tratar desde cedo, para podermos envelhecer externamente com dignidade, e para nosso corpo poder acompanhar o interior, que poderá ser cada vez de maior lucidez e juventude.
________________________________________
Cristina Mansur
é dermatologista, professora e chefe
da disciplina de Cosmiatria do Serviço
de Pós-Graduaçao em Dermatologia da UFJF.

fonte: http://www.jfservice.com.br/viver/arquivo/dicas/2002/10/08-Cristina

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Microcorrentes na Flacidez Tecidual



Trata-se de um aparelho de eletroestimulação que utiliza 3 correntes de intensidades na faixa de microamperes, as quais são de baixa frequência, e não causam desconforto ou dor ao paciente durante o tratamento.
Utiliza a menor quantidade de corrente elétrica que se pode medir, sendo compatível com o campo eletromagnético do corpo. O aparelho de Microcorrentes é usado em estética para várias indicações, dentre as quais destacamos seu efeito no rejuvenescimento facial.
Ele trabalha promovendo a regeneração celular, através da ativação produzida nas células, além de atuar diretamente na musculatura, produzindo relaxamento e contração muscular, o que acarreta aumento no tônus da musculatura trabalhada e conseqüente melhora ou prevenção da flacidez facial.
O programa inicial de tratamento é de 12 sessões, realizadas 2 vezes na semana, dividindo-se o tempo de utilização do aparelho de Microcorrentes entre as 3 correntes elétricas diferentes e complementando-se com máscaras nutritivas e tensoras.
Portanto, através das Microcorrentes podemos obter resultados surpreendentes na aparência da pele, pois trabalhando a superfície e a musculatura facial podemos obter uma melhora acentuada das rugas de expressão (ao redor dos olhos, testa e outras áreas), como também uma redução da flacidez de pescoço e região mandibular.

retirado do site: http://www.webclinicas.com.br/artigomed1abr2003.asp

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

GINASTICA LABORAL



A Ginástica Laboral é praticada com intervalos de cinco a dez minutos diários. O seu objetivo é proporcionar ao funcionário uma melhor utilização de sua capacidade funcional através de exercícios de alongamento, de prevenção de lesões ocupacionais e dinâmicas de recreação. O programa de atividades deve ser desenvolvido após uma avaliação criteriosa do ambiente de trabalho e de cada funcionário em particular,
respeitando a realidade da empresa e as condições disponíveis.
Aprática de Ginástica Laboral combate e previne as L.E.R./D.O.R.T. Ela é uma arma contra o sedentarismo, estresse, depressão e ansiedade. Também melhora a flexibilidade, força, coordenação, ritmo, agilidade e resistência, promovendo uma maior mobilidade e postura. Além disto, reduz a sensação de fadiga no final da
jornada, contribuindo para uma melhor qualidade de vida do trabalhador. Outro resultado importante da Ginástica Laboral é favorecer o relacionamento social e o trabalho em equipe, desenvolvendo a consciência corporal, pois as esferas psicológica e social são beneficiadas.
A Ginástica Laboral é responsável pela redução de despesas por afastamento médico, acidentes e lesões, melhorando a imagem da instituição perante os funcionários e a sociedade, além de aumentar a produtividade e qualidade.

retirado do site: http://www.confef.org.br/RevistasWeb/n13/02_GINASTICA_LABORA.pdf

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Câncer: 10 medidas preventivas



As 10 recomendações preventivas do World Cancer Research Fund são:

1. Mantenha-se o mais magro possível, sem estar abaixo do peso ideal.Evidências mostram que o ganho de peso e a obesidade aumentam o risco de desenvolver vários tipos de tumores, incluindo o câncer de intestino e de mama. Mantenha um peso saudável com uma dieta balanceada e a prática de atividades físicas regulares para ajudar a manter o seu risco baixo.

2. Faça uma atividade física por pelo menos 30 minutos por dia. Há fortes evidências de que a atividade física protege contra os tumores de intestino e de mama. As atividades físicas auxiliam também na obtenção ou manutenção do peso ideal.Qualquer tipo de atividade conta.

3. Evite as bebidas adocicadas. Limite o consumo de alimentos processados, com adição de açúcar, pobres em fibras e ricos em gorduras.Esses alimentos geralmente são pobres em nutrientes, têm excesso de gordura e/ou açúcar, aumentando o risco de obesidade e câncer. Bebidas doces como as “colas” e os sucos de frutas adoçados artificialmente, podem contribuir para o ganho de peso. Sucos de frutas, mesmo sem adição de açúcar, parecem ter o mesmo efeito. O melhor é não ingeri-los em grandes quantidades. Procure comer vegetais, frutas e cereais. Opte por água, café e chá sem açúcar no lugar de bebidas adoçadas.

4. Coma diariamente mais que uma porção de vegetais, frutas, cereais e legumes como feijão e ervilha. Pesquisas mostram que vegetais, frutas e outros alimentos contendo fibras (como cereais e legumes) podem proteger contra câncer de boca, estômago e intestino. Eles também ajudam a proteger contra o ganho de peso e a obesidade.

5.Faça cinco refeições por dia.Tente incluir diariamente cereais (por exemplo, arroz integral, massas e pães integrais) e/ou legumes em todas as refeições.

6. Limite o consumo de carnes vermelhas (carne bovina, carne de porco e de cordeiro) e evite alimentos processados.Há fortes evidências de que carnes vermelhas e alimentos processados causam câncer e de que não há uma quantidade de alimentos processados que pode ser segura para não aumentar o risco de desenvolver câncer.A meta é limitar o consumo de carne vermelha a menos de 500 gramas (cozida) e 700-750 gramas (crua) por semana. Evite alimentos processados como bacon, salame, salsicha, presunto e conserva de carne bovina.

7. Limite a ingestão de bebidas alcóolicas. Se optar por consumi-las, não exceda a quantidade de 2 drinks para homens e 1 drink para mulheres por dia. Desde o primeiro relatório de prevenção do câncer em 1997, as evidências de que bebidas alcóolicas aumentam o risco de câncer de mama e de intestino são muito fortes.O consumo de qualquer quantidade de álcool aumenta o risco de câncer. No entanto, há evidências que sugerem que pequenas porções de álcool protegem contra doenças cardíacas. Então, se você optar por consumir bebidas alcóolicas, faça isso com moderação.

8. Limite o consumo de alimentos salgados.Evidências mostram que sal e alimentos conservados com sal provavelmente causam câncer de estômago. Tente usar ervas e especiarias para temperar seus alimentos e lembre-se que alimentos processados, incluindo pães e cereais matinais, podem conter grandes quantidades de sal.

9. Não use suplementos para se proteger contra o câncer.Pesquisas mostram que suplementos de nutrientes em altas doses podem afetar o seu risco de desenvolver câncer, mas o melhor é optar por uma dieta balanceada, sem suplementos.No entanto, os suplementos são recomendados para alguns grupos de pessoas, mas devem sempre ser prescritos por um médico.

10. As mães devem amamentar seus filhos, exclusivamente ao seio, por 6 meses e depois acrescentar novos líquidos e alimentos à dieta do bebê.Evidências mostram que amamentar protege as mulheres do câncer de mama e os bebês do ganho excessivo de peso.

Fonte: World Cancer Research Fund(2007).

www.portaldocoracao.com.br

terça-feira, 18 de agosto de 2009





Fisioterapia nas Empresas - Saúde x Trabalho

Hoje o mundo empresarial convive com uma triste realidade : O aumento espantoso dos casos de doenças ocupacionais, que vem "mutilando" seus empregados, gerando para empresa altos gastos com assistência médica, processos judiciais e perda do aprveitamento da qualificação de seus empregados que são afastados por apresentarem quadro álgico intenso impedindo-os de realizarem suas tarefas no trabalho, no lar e até mesmo no lazer.

Tal realidade tem sido tema de grande destaque nas Semanas de Saúde das Empresas. A busca por soluções eficazes de controle e combate das doenças ocupacionais, tem sido um grande desafio para os empresários e profissionais de saúde que lidam com esta população.

Nós fisioterapeutas somos armas importantes nesta luta. A nossa presença dentro da empresa facilita as ações preventivas e curativas das mesmas, pois mediante uma série de dados colhidos em avaliações diversas (aplicação de questionários, análise da tarefa, avaliações posturais, avaliações de postos de trabalho etc.) somos capazes de trabalhar distintamente três grupos dento da empresa : assintomáticos, grupo de risco (pessoas que apresentão pré-disposição a desenvolver patologias) e sintomáticos, e desta forma aplicarmos as medidas cabíveis de prevenção e cura.

No que diz respeito as ações preventivas, nós fisioterapeutas atuamos incentivando os empregados a novos hábitos de vida, desenvolvendo dentro da empresa uma nova cultura saudável de consciência corporal e postural, gerando um bem estar físico e emocional no ambiente de trabalho. Em relação ao processo de cura podemos destacar que ter um serviço de fisioterapia dentro da empresa é de suma importância, pois nós fisioterapeutas atuamos tratando os empregados que apresentam patologias osteomusculares de origens diversas, inclusive ocupacionais. Assim é oferecido ao trabalhador uma maior interação entre tratamento/trabalho, gerando maiores condições de uma rápida recuperação, pois o tratamento será realizado no próprio local de trabalho, evitando que o empregado apresente alguma dificuldade em iniciá-lo ou até mesmo conclui-lo por situações divresas ( falta de tempo, transporte difícil, clínicas afastadas de casa ou do trabalho etc.).

Considerando o relato acima, podemos concluir que nós fisioterapeutas temos uma "nova" área de atuação, na qual devemos nos qualificar para junto as empresas minoramos o sofrimento desta população que cresce a cada dia.

Autores:
Dra. Nivalda Marques do Nascimento
Dra. Roberta de Azevedo S. Moraes

extraido do site: http://www.canalsaude.com.br

segunda-feira, 17 de agosto de 2009




FISIOTERAPIA EM ONCOLOGIA

Hoje, duas situações predominam no tratamento do câncer: de um lado, a cura completa, sem seqüelas físicas e/ou funcionais; de outro, o que se observa é a necessidade de um tratamento mais agressivo que pode deixar limitações significativas.

Neste segundo caso, o principal objetivo é proporcionar uma boa qualidade de vida para estes pacientes, sendo cada vez mais necessário o envolvimento ativo de uma equipe multidisciplinar.

Por multidisciplinar entende-se uma equipe composta por médicos, dentistas, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais e nutricionistas. Esses profissionais devem trabalhar de modo integrado e cumprir objetivos que norteiem a assistência, ou seja, a avaliação das situações, o alívio da dor e do sofrimento, a eliminação dos padrões anormais dos comportamentos, a melhora das atividades e a educação dos cuidadores.

Diferentemente da medicina, a intervenção da fisioterapia na área de Oncologia não pode ser medida pelo índice de sobrevivência ou pelo desaparecimento dos sintomas, mas sim pelo grau de independência funcional alcançada pelo paciente (ou seja, o quanto você consegue fazer coisas sozinho).

O que a Fisioterapia pode fazer por você:

1. Proporcionar alívio da dor
2. Reduzir a necessidade de medicamento como analgésicos. A combinação de métodos farmacológicos com não-farmacológicos para controle da dor proporciona efeito analgésico melhor do que o uso isolado do medicamento ou de meios físicos.

O tipo de dor que estes pacientes apresentam, na grande maioria das vezes, é classificado como dor crônica.

A dor por afecção do sistema locomotor (mais comumente chamada de Lombalgia) pode durar semanas e é a causa mais comum de incapacidades.

Os resultados positivos da fisioterapia em pacientes com câncer se dão com relação à recuperação físico-funcional. Eles advêm da aplicação sistematizada de recursos terapêuticos diversos com o foco sempre voltado para:

• o controle dos sintomas imediatos referidos pelo paciente
• a maximização das habilidades funcionais remanescentes e
• a importância da orientação dos familiares e acompanhantes

Recursos terapêuticos:

• Termoterapia: pode ser realizada com adição ou subtração de temperatura, com adição de calor, como a hidroterapia, e/ou crioterapia como subtração de temperatura através do gelo;
• Eletroterapia: consiste em aplicação de corrente elétrica com fins terapêuticos;
• Acupuntura: é um método terapêutico amplamente utilizado para promover a estimulação mecânica de estruturas dérmicas, subdérmicas e musculares;
• Massagem: é um excelente método de tratamento para pacientes com edema, estase linfática e dor miofascial.

Esta é uma pequena introdução sobre a Fisioterapia e o que ela pode fazer por você.

Vera Lúcia Miranda
Fisioterapeuta e Fisiologista do Exercício, Especialista em Linfedema, Membro da Sociedade Brasileira de Flebologia e Linfologia

retirado do site: http://www.oncoguia.com.br

sábado, 15 de agosto de 2009


Lipodistrofia Ginóide ou "Celulite"
A "celulite" atinge até 95% das mulheres, principalmente nas fases sujeitas a alterações hormonais como a puberdade, gravidez e uso de pílulas anticoncepcionais, sendo uma das queixas mais frequentes em relação à estética. O aspecto de "casca de laranja" causa incômodo e insatisfação com o próprio corpo, levando à procura de uma solução para o problema.
As causas que dão origem à celulite não são totalmente conhecidas. Além de uma predisposição hereditária, alterações enzimáticas e hormonais parecem estar envolvidas, diminuindo a quebra das células gordurosas ou aumentando o seu volume.
As regiões mais atingidas pela celulite são aquelas onde as mulheres costumam acumular mais gordura: abdomem, quadris, culotes, nádegas, coxas e pernas.
Como se forma?
No nosso organismo, algumas células têm a função de acumular energia, sob a forma de gordura, para ser usada quando necessário. São os adipócitos (celulas gordurosas). Estas células se localizam na hipoderme, a camada mais profunda da pele. Nas mulheres, esta camada apresenta fibras ligando a superfície ao tecido mais profundo, como se fosse um colchão de molas. Estas pontes fibrosas repuxam a pele para baixo, dando o aspecto de "furinhos", que é característico da celulite.
Além disso, fatores como a hereditariedade, as alterações hormonais e enzimáticas, em conjunto, levam a uma alteração circulatória com acúmulo de líquidos e proteínas nas células de gordura, provocando uma modificação da textura do tecido subcutâneo e, posteriormente, uma irregularidade da superfície da pele, que leva ao aspecto visual de "casca de laranja".
A celulite pode estar, ou não, associada à obesidade. No entanto, com o aumento do peso, ela aparece mais, pois o aumento das células gordurosas acentua o repuxamento das fibras. Quando o acúmulo de gordura ocorre de forma excessiva, pode comprimir vasos sanguíneos e linfáticos levando à formação de edema (inchaço) e fibrose. Nesta situação, a celulite se torna mais grave, formando áreas endurecidas e nodulares. Em alguns casos, ocorre inflamação e dor local.
Como evitar?
Por ser uma tendência pessoal, característica das mulheres, a celulite não pode ser totalmente evitada. Mas algumas dicas podem ajudar:
• Como a obesidade está relacionada com uma piora da celulite, evite estar acima do seu peso ideal. Dietas milagrosas não existem, o mais importante é fazer uma reeducação alimentar, mudando os hábitos que levam ao aumento do peso.
• O sedentarismo não ajuda em nada. Para queimar calorias e evitar o acúmulo de gorduras, você precisa de atividade física. Escolha o exercício que você gostar mais. Caminhar ao ar livre, pedalar, ginástica, natação... Um deles vai se encaixar no seu ritmo de vida.
• Cuide também do emocional. O stress leva a um desequilíbrio de todo o organismo, diminuindo sua vontade de se exercitar e, muitas vezes, a alimentação é utilizada como uma forma de compensar a ansiedade. Procure ter lazer e aumentar o seu contato com a natureza, atividade que sempre renova nossas energias.
• Não fume! O cigarro dificulta a circulação do sangue, aumentando a retenção de toxinas e dificultando a oxigenação dos tecidos.
• Beba bastante água (2 a 3 litros por dia). Isto estimula a função renal e a eliminação de toxinas.
• Cuidado com o sal, que aumenta a retenção de líquidos no organismo.

quarta-feira, 15 de julho de 2009




Nódulos de tensão

As queixas dos pacientes em relação aos sintomas dolorosos são expressas com palavras como pontada, queimação, sensação de peso, entre outras. Geralmente, esses sintomas indicam a presença de nódulos de tensão, que ocorrem quando as fibras musculares permanecem intensamente contraídas em um determinado ponto. Essa região começa a ficar muito dolorida e um círculo vicioso é formado – a dor leva à contração muscular, que leva a maior dor, e assim por diante. Nesses casos o tratamento com massoterapia precisa ser contínuo para “acostumar” o músculo à condição de relaxamento. “O ideal é fazer sessões uma vez por semana, ou pelo menos uma sessão a cada quinze dias. Conforme a dor vai melhorando, pode-se aumentar o período entre uma massagem e outra, como manutenção, para que as dores não voltem tão agudas”, orienta a fisioterapeuta.
Quando há mais de 18 nódulos de tensão no corpo, a fibromialgia é diagnosticada. Trata-se de uma condição dolorosa generalizada e crônica, que engloba uma série de manifestações clínicas como dor, fadiga, indisposição, distúrbios do sono. Dados epidemiológicos apontam que a doença é mais freqüente nas mulheres (80% a 90% dos casos), com um pico de incidência entre os 30 e 50 anos de idade, podendo manifestar-se em crianças, adolescentes e indivíduos mais idosos. Essa síndrome não tem cura e, nesse caso, a massagem não tem o poder de eliminar os nódulos, apenas aliviar as tensões temporariamente.

materia retirada do site: http://www.bauruzao.com/view.asp?id=395


terça-feira, 14 de julho de 2009

CELULITE E ENDERMOLOGIA





Artigo adaptado sobre o tratamento da celulite com a endermologia (ou vacuoterapia).

O fibro edema gelóide, conhecido vulgarmente como celulite, atinge a estrutura da pele e do tecido gorduroso, caracterizada por nódulos de variado tamanho e localização, podendo apresentar um quadro dedor e/ou deficiência da funcão no membro que ela se instala.
Ocorre retenção de líquidos (inchaço) e formação de tecido fibroso (nódulos).
O tecido fibroso torna-se continuamente endurecido e esclerosado, dificultando os intercâmbios celulares por compressão dos vasos. Assim, o fibro edema gelóide se caracteriza por ser um tecido subnutrido e mal oxigenado.
A vacuoterapia (endermologia) é uma técnica rítmica de dobramento e desdobramento com sucção do tecido gorduroso, que utiliza ventosa com roletes em conjunto com a pressão negativa da sucção. Esse movimentos de pressão positiva (ventosas com rolos) com pressão negativa (sucção) promove uma massagem profunda mecânica no tecido conjuntivo sub-epidérmico.
Assim, a terapia com vácuo promove alterações funcionais importantes no fibro edema gelóide por incrementar a circulação sanguínea e linfática, melhorar a extensibilidade do tecido colagenoso e mobilizar o tecido fibroesclerosado, determinando uma melhora na nutrição e oxigenação celular.

artigo original: Importância da vacuoterapia no fibro edema gelóide, de Vanessa Barcelar e Maria Eugênia Vieira (Fisioter. Bras;7(6):440-443, nov.-dez. 2006).




segunda-feira, 13 de julho de 2009

Fisioterapia Dermato-Funcional / Estética


A Fisioterapia Estética trata os distúrbios estéticos tanto corporais quanto faciais, atuando na reabilitação de cirurgias plásticas, gordura localizada, celulite, flacidez, estrias, envelhecimento facial, manchas, desidratação tecidual. Usamos recursos manuais e aparelhos para a eficácia do tratamento. Os tratamentos propostos dependem da avaliação do fisioterapeuta, sendo assim cada indivíduo possui atendimento e programa especial.

Drenagem Linfática Corporal e Facial Sua principal finalidade é desintoxicar o organismo e eliminar toxinas através da urina. É realizada com movimentos lentos e rítmicos, auxiliando assim na perda de peso e celulite. Ajuda também na circulação sanguínea e no pré e pós-operatório de cirurgias plásticas.

Corrente Russa A corrente russa é uma eletroestimulação para modelar a musculatura e diminuir a flacidez. Através de placas de borracha colocadas na pele o aparelho emite uma corrente elétrica sem dor fazendo os músculos se contraírem.

Peeling Facial e Tratamentos Faciais Auxilia em diversos tratamentos dermatológicos como acne, manchas, rugas finas, peles desidratadas ou desvitalizadas.

Massagem Estética / Modeladora A massagem estética é feita através de cremes com princípios ativos que auxiliam a queima de gorduras e com movimentos mais vigorosos com o objetivo de promover aumento da circulação local que está prejudicada devido ao acúmulo de gordura modelando a região a ser tratada.


Massagem Relaxante Com o objetivo de promover um relaxamento, alívio das tensões e dores e diminuição da ansiedade.


Endermologia O cabeçote da máquina faz movimentos de sucção e rolamento da pele. Essa massagem aumenta o fluxo sanguíneo e, assim, ajuda o organismo a liberar melhor as toxinas pelo sistema linfático.


Ultra-som É uma aparelho que age lesando a célula de gordura (adipócito), reduzindo-as. Devido a ação anti-inflamatória, o US também é usado no pós- operatório, reduzindo edemas e fibroses melhorando o suprimento de oxigênio que leva a uma recuperação mais rápida.